sábado, 21 de novembro de 2009

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Derby a chegar!


O derby esta quase aí, bilhetes esgotados na Luz deixam advinhar uma boa deslocação ao outro lado da 2a circular.
Há quase 20 anos atras, sem as grandes "paranoias" de segurança que existem hoje, tudo entrava na bancada, tudo servia para fazer a festa.
Uma recordação que me foi passada há uns anos pela Paula Queiroz. Velha Guarda DV.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Desde as 9h da manha que o dia me correu melhor!! Porquê? Gostei de ler e aqui partilho.


É certo que esta quase nas ultimas paginas.
É certo que não merece destaque.
É obvio que não fala de confrontos.
Fala de magia, paixão, esforços e sacrificios, maus tratos e intolerancia.
Fala de tratamento pidesco, repressão e até ilegalidade dentro da lei.
Leis de merda as vossas...

Agradeço, como defensor de um movimento e de uma causa, uma causa livre de corruptos e de vira casacas, agradeço ao Dr. Fernando Gouveia Gomes as palavras escritas neste artigo de opinião.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O PORQUÊ DAS COISAS - PARTE 5 - "os festejos de aniversario a 13 de Novembro"

A 2 de Julho de 1994, organizámos o primeiro almoço convivio de final de época dos Diabos. Ao fim de época juntou-se a comemoração dos 12 anos do Grupo. (é neste almoço que é editada a primeira fanzine dos Diabos, Sector Ultras)
Não se sabe ao certo o dia e o jogo em que os Diabos realmente apareceram pela primeira vez e baseado na historia que me passaram eu contei aquilo que me contaram e assim surgiu o "historial" que ainda hoje esta no site dos Diabos.
Segundo sei, no ano de 1982, um grupo de pessoas começou a juntar-se no 2º anel da bancada central de sócios, do antigo Estadio da Luz.
Assim assumiu-se como data de fundação dos Diabos o ano de 1982. No entanto reza a historia que a primeira faixa ou bandeira com a designação do Grupo surge num jogo da seleção portuguesa realizado no Estadio da Luz frente á URSS a 13 de Novembro de 198...3
A historia dos Diabos tambem contempla a motivação da boa prestação na Taça UEFA dessa época como um dos principias catalizadores para o surgimento do Grupo, e com isto se junta mais um dado importante para a história dos Diabos, que é o facto da final da UEFA jogada na Luz frente ao Anderlecht ter acontecido no dia 18 de Maio de 1983.



Como se pode ver neste video, que agradeço ao blog Memoria Gloriosa, há ali na zona da central um aglomerado maior de bandeiras e surgem tambem algumas tochas, mas de facto não consigo ver nenhuma faixa com o nome do Grupo.
Realço o facto, de tambem ser parte da nossa historia, que nesta final tera sido a primeira vez que se usaram tochas em Portugal.

De facto o Grupo em 1982 é visivel, mas a faixa não existe, e dada a impossibilidade de se chegar a uma data consensual sobre o dia ZERO da historia dos Diabos o ano de fundação do Grupo fixa-se em 1982 e o dia adoptado para a sua celebração é o 13 de Novembro.

A 29 de Maio de 1983, sensivelmente uma semana depois da final da Taça UEFA, celebrámos a vitoria do campeonato nacional frente ao sporting com um Estadio da Luz ao rubro e onde mais uma vez se pode ver um bom aglomerado de bandeiras na central mas onde continuamos sem ver uma faixa identificativa do Grupo.
Aqui fica o video mais uma vez proveniente do blog Memória Gloriosa.



Aqui ficam alguns dados importantes, sobre o nascimento dos Diabos, pode ser que alguem aproveite o relato para escrever um livro sobre o assunto.
Para o fazer é preciso saber O PORQUÊ DAS COISAS,e ouvir TUDO o que há para contar.
Quando não se ouve tudo ou se tenta impedir ou evitar que alguem seja ouvido é porque a história que tem para contar pode ser incómoda.
Incómoda? Talvez.
Verdadeira? Concerteza.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

ROBERT ENKE RIP


Esta noticia acabou de ser avançada na net...

Robert Enke morreu nesta terça-feira, aos 32 anos, em circunstâncias ainda por apurar, avança o diário alemão BILD na sua edição online, bem como a maioria das publicações alemãs, caso do Stern e Der Spiegel.

O guarda-redes do Hannover, antigo jogador do Benfica entre 1999 e 2002, recuperava de uma infecção, que o afastou dos relvados nas últimas semanas, e estava prestes a regressar aos relvados.

«A polícia telefonou-me e disse-me que Robert Enke está morto. Recebi a notícia da sua morte às 19.35 horas», disse o presidente do Hannover, Martin Kind, citado pelo BILD.

INFORMAÇÃO RETIRADA DO TVI24.

domingo, 8 de novembro de 2009

"É o Grupo mais conhecido em Itália!"




SUPER ULTRA nº22 editada em Outubro de 1997.
Entrevista a Fabrizio Toffolo, lider Irriducibilli Lazio.
Goste-se ou não, não deixa de ser um motivo de orgulho.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

As 8 Maravilhas do Mundo


Modernices á parte, e digo isto porque actualmente existem as "novas" 7 maravilhas do mundo, a origem das 7 Maravilhas do Mundo remonta (diz-se) aos anos 150 a 120 antes de Cristo.
Se a data não reune consenso, a lista de nomes que constitui o top 7 tambem não lhe fica atras.
Na época 1998/1999, aquando da celebração dos 95 anos do Sport Lisboa e Benfica, num jogo frente ao Guimarães, demos asas á nossa veia artistica para eleger e dar a conhecer ao mundo a oitava maravilha.
Na semana anterior ao jogo fizemos uma pesquisa sobre o assunto, depois de recolhidas as imagens, usámos um retro projector onde desenhamos os monumentos a preto em fundo branco. O oitavo estandarte seria o simbolo do Mágico.
Entre o Templo de Zeus, as piramides do Egipto e o Farol da Alexandria surge o simbolo que nos faz cantar e pecorrer a Europa de lés a lés.
100% original... made in Diabos Vermelhos.
DAS MARAVILHAS DO MUNDO SOMOS A 8ª!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A 5 de Novembro de 2000...



... o Benfica deslocou-se ao Funchal para defrontar o Maritimo.
Levámos 3 sem resposta, marcados por um jogador que nunca mais ouvi falar. Lagório onde andas tu?
Porque motivo me lembro disto? Só foi o melhor dia da minha vida, e não, não fui á bola.
Já passaram 9 anos.

Nota: A foto não é desse jogo, mas sim de um jogo para a Taça, disputado a um dia de semana, na época 2001/2002.