sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Desejo De 2011


...alem dos habituais pedidos de saúde, amizade, sucesso para mim e para os meus!

domingo, 19 de dezembro de 2010

O HOMEM (com maiusculas) da Águia!



Não sei ao certo em que ano, muito menos em que jogo, assisti pela primeira vez, á habitual volta ao relvado do Homem da Bandeira.
Era um Senhor de cabelo grisalho, cara rosada que jogo após jogo era o porta estandarte do SLB. Em cada jogo fazia-se acompanhar de um Homem, alentejano de Beja, que transportava no braço o simbolo vivo do nosso clube. A Águia!
Ela A Glória, ele O Paixão.
Habituei-me a ver essas duas figuras na minha infancia, cresceram comigo na adolescencia, e já homem feito e depois da morte do Homem da Bandeira, continuei a ver o seu sucessor, mas o Homem da Aguia manteve-se sempre o mesmo.
A cada volta ao relvado a que assisti nunca fiquei indiferente á especial postura e demonstração de orgulho que o Paixão punha naquele ritual. Sempre que se aproximava do Sector Ultras da Luz, fosse na velha central, fosse na Curva Norte, a habitual vénia era sempre dispensada ao Grupo.
Muitas vezes foi ele que ensinou aos miudos das escolinhas do SLB, que o acompanhavam na volta ao relvado, a fazer a vénia aos Ultras e aos adeptos que os apoiavam.
Nada é eterno, ou melhor ninguem é eterno, eterno seria apenas necessário o RESPEITO e a CONSIDERAÇÃO a dispensar a uma pessoa que graciosamente se deslocava ao Estádio da Luz para tão simples, mas simbólico ritual.
O Paixão foi mais uma das pessoas que se dedicaram ao clube de uma forma completamente desinteressada e que acabaram "encostados". O Paixão deixou de poder dar a habitual volta ao relvado para ser substituido por uma águia que voa e que fala espanhol. Quem conhece pessoalmente o Paixão e quem sabe do amor que ele tem ao Benfica compreende o mal que essa situação lhe fez.
Julgo que as deslocações do Paixão ao Estadio da Luz ou a qualquer casa do Benfica, nunca foram cobradas por ele. Creio que nunca pediu dinheiro a ninguem que lhe solicitasse uma fotografia com uma criança. Duvido que alguma vez tenha pedido um ordenado ao clube para vir desde Beja até Lisboa SEMPRE que foi solicitado.
Não posso aceitar o desrespeito dado a este homem. Escrevo isto hoje, motivado pelos acontecimentos recentes com o funcionário espanhol do clube, principescamente remunerado. SEM NECESSIDADE NENHUMA.
Os BENFIQUISTAS merecem ser respeitados quando se entregam de corpo e alma áquilo que fazem pelo clube. Há "profissionais" de outros clubes contratados para exercer funções que possivelmente com mais CORAÇÃO teriam mais significado e resultariamm de igual forma.
O tempo é bom conselheiro e ajuda a verdade dos verdadeiros a vir ao de cima.
Aqui tivemos mais uma prova.



Ao procurar estas fotos do Paixão, acabei por encontrar um texto sobre ele aqui e que demonstra, mais uma vez, a sua forma de estar na vida.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010