sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Chapa CINCO!!



Num belo final de tarde o Mágico Benfica mostra o seu valor.
5 sem espinhas frente a uma, sempre, dificil equipa inglesa.
Apesar de um hórario complicado a nação benfiquista correspondeu e a marca dos 40 mil foi novamente superada.
Excelente a deslocação dos adeptos ingleses.
Este jogo faz-me lembrar uma outra noite europeia, disputada na época 99/2000. Não pela equipa, não pelo resultado, não pelo adversário mas sim pela arrogancia e prepotencia da UEFA.
Na altura jogámos contra o Dinamo de Bucareste, as noticias sobre as atrocidades indonésias cometidas sobre o povo timorense estavam na ordem do dia. O Benfica estava na disposição de fazer algo para que o mundo não se esquecesse de agir.
Foi a própria UEFA a PROIBIR os clubes de fazerem qualquer tipo de manifestação relativamete a esse assunto. Posta essa proibição foram os 2 Grupos de apoio que deram o mote e fizeram coreografias alusivas ao tema.
Ontem na Luz a proibição da UEFA visava impedir uma recordação, uma lembrança, uma campanha, use-se o nome que melhor se entender, sobre uma criança adepta do clube que nos visitou.
Independentemente dos motivos, discutiveis, independetemente dos interesses politicos, independentemente de TUDO é uma criança que desapareceu, estando viva ou estando morta, NADA de prejudicial ao jogo, á prova ou á UEFA dali adviria.
O futebol é "badalado" como desporto que une os povos e essas balelas todas que gostam de usar para descrever 22 homens atras de uma bola. O futebol é paixão.
Não entendo a proibição imposta pela UEFA.
O futebol e os seus adeptos não se devem vergar aos interesses meramente comerciais das ligas profissionais e das UEFAs.
O futebol tem poder interventivo a nivel social e esse poder deve ser usado para situações positivas mesmo que contra a vontade da UEFA. Haja coragem.
Como diria "El Pibe" "CHUPEM"!!

6 comentários:

  1. tantas crianças portuguesas desapareceram e ninguem fez nada por elas........ concordei pelnamente com a uefa neste caso.. a madie nao e mais que ninguem... tem é uns PAPA$$$

    ResponderEliminar
  2. Os gajos do everton traziam t Shirts que diziam " nao desistam de mim" e com a foto da "madalena"...

    Vitor Simao

    ResponderEliminar
  3. O que esta mal é desaparecerem crianças e nada se fazer.
    Não é condenavel quando algo se faz mas sim quando nada se faz contra o que esta mal.
    Concordar com a UEFA??!!! Porquê?
    Que direito tem a UEFA de se meter num assunto como esse?
    Os clubes são autonomos ou deveriam ser... digo eu.
    Mas obviamente respeito a tua opinião, não concordo, mas respeito.

    ResponderEliminar
  4. sim mas kuando as crianças portuguesas desapareceram ninguem usou camisolas dela e ninguem passou nada nos ecrans do estadio..... porque haveriam de passar agora???

    ResponderEliminar
  5. O erro vem de trás. Quando essas crianças desapareceram deviam ter tido tratamento igual ao que foi dado aos ingleses.
    Qualquer criança que desapareça devia ter todo o apoio dos estados, fosse de que país fossem, para serem rapidamente encontradas.
    Talvez se não houvesem tantos pedofilos em cargos de chefia isso tivesse um resultado diferente. Talvez existam demasiados interesses em manter certas coisas escondidas.
    Penso eu.

    ResponderEliminar
  6. Os clubes não podem usar os jogos da uefa para defenderem causas, mas a uefa pode usar os clubes para defender intereses...

    A semana passada o prof. Nelo Vingada afirmou "...que o futebol está a morrer..."

    Hoje EU digo " é só ums questão de tempo"

    ResponderEliminar