terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Ele Há MOMENTOS dos DIABOS


Excelente foto que os CUMS "postaram" no seu blog. Não pela beleza, não pela grandeza, mas sim pelo seu significado.
Jogo contra o Farense na época 1996/97 que o Benfica venceu por 2-1, e em que os Diabos celebraram 14 anos.
Mais abaixo deixo a foto da coreografia que foi feita.
Nada de especial, era o que se conseguia na altura, poucos e bons.
Ampliando a foto de cima dá para identificar cada cara, lembrar cada momento. Foi com algumas dessas caras e dessas pessoas que os Diabos alcançaram o topo. O topo a nivel coreografico, a nivel de apoio, a nivel de mentalidade e especialmente a nivel de coesão e de união em torno de um ideal, dentro e fora dos estadios.
Não tens que encher o sector de gente, tens que o encher de gente certa.
O que falta actualmente é respeito pelo passado e por pessoas que construiram cada pagina desse passado, e não me refiro só a mim, o restante vai-se conseguindo.

13 comentários:

  1. Mais uma vez parabéns pelo blog e mais uma vez tenho uma pergunta para te fazer.

    No princípio dos anos 90 era comum ver nas principais claques portuguesas (sobretudo as dos três grandes) simbologia afecta à extrema-direita. Uma das principais figuras do nacionalismo português - Mário Machado - afirmou em várias entrevistas que tomou contacto com esta ideologia precisamente numa claque de futebol, no caso a Juve Leo. No entanto muitas pessoas afirmam - e penso que é também o teu caso - que não faz sentido falar em politização das claques portuguesas e que se deve separar a política da paixão clubística. Contudo são os próprios políticos que muitas vezes se aproximam dos clubes para retirar dividendos eleitorais, para não falar que muitos se serviram do futebol como "palco mediático" para singrar na política (casos de Valentim Loureiro, Santana Lopes, Fernando Seara, etc.). Para além de que os clubes também dependem muitas vezes da boa vontade do poder político para concretizar alguns projectos (relembre-se as ajudas financeiras para a construção dos novos estádios para o Euro 2004).

    A questão que eu te coloco é a seguinte: é legítimo, na tua opinião, a propaganda política num estádio de futebol? Não está em causa se faz sentido afirmar que existem claques de direita ou de esquerda. Mas sim se é ou não legítimo fazer qualquer tipo de propaganda política num estádio de futebol?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Não considero legitima qualquer tipo de propaganda no sei dos Grupos.
    Os Grupos servem para apoiar os clubes que representam.
    Concordo e defendo que cada Grupo deva ser critico, tanto a nivel desportivo como a nivel social, mas mantendo a distancia relativamente a questões que possam criar fracturas de opinião dentro do proprio Grupo.

    ResponderEliminar
  3. Aquelas faixas, tanto a preta dos Diabos como a da velha guarda, são qualquer coisa de brutal ;)

    O pano dos Diabos que tá pendurado no varão (1ªfoto), não é um enorme em que há uma foto dele "estendido" na rampa?
    (esta foto http://claqueslb.no.sapo.pt/DV_imagens/Sporting/SLB%20-%20Sporting%20(97).jpg)

    Que é feito de tudo isso?

    ResponderEliminar
  4. repeito pelo passado, sem duvida, mas nao ficar agarrado a ele, o mundo avança...as paginas mudam-se, contam para mim os que sao fieis ao BENFICA e nao a outra coisa qq... escolhi o TOPO Norte...corrijo era mais puxado a central, smp low profil, nao sou de modas e o que me move é o slb, digo NAO a politica dentro da curva e digo NC + a uma curva do slb movida por sentimentos racistas que nada tem a ver com Historia democratica do benfica,esse sim o meu momento dificil como dv.Hj, sem esses que realmentee stavam a +, poucos ou mts o que importa sao os que la estao neste momento e pelo benfica! sem preconceitos de velha guarda e com TD o respeito pelos vdd benfiquistas seja do meu topo do outro mais a sul ou da central la continuarei 1º benfiquista e dps DIABO, em estado letargico + ano - ano ressurgiremos em força, é este o ciclo ...smp foi!! pq nem os dv nem o benfica sao de alguem!!carrega benfica!

    ResponderEliminar
  5. Esse lençol foi pintado á mão, para o jogo em alvalade na época 96/97 se não estou em erro foi na semana antes desse jogo com o Farense.
    A abertura desse lençol foi acompanhada de tiras plasticas vermelhas e de uma tochada.
    O outro pano que dizia "14 anos" tinha ainda "GLORIA" pintado a vermelho e "FRACASSO" pintado a verde.
    O que é feito disto? Pois não faço ideia.

    ResponderEliminar
  6. Ao anonimo que fala que não gosta de preconceitos bla bla...
    Já paraste para pensar que a nossa nação é o nosso povo? ou seja o nosso povo sempre teve a sua identidade, os seus costumes, a sua história e isso deve ser respeitado e não destruido. Se eu disser que tenho orgulho em ser branco sou racista? haja paciência.

    saudações de um NN
    Boa foto dos Dv de outros tempos.

    ResponderEliminar
  7. Boas Lameira

    Sugiro que postes aí, caso queiras, a história dos melhores núcleos dos DV da tua altura, peripécias que tu e o teu grupo viveram, simbologia dos DV e muitas outras coisas que hoje infelizmente cada vez acontecem menos.

    Abraço

    VSC

    ResponderEliminar
  8. Lameira é verdade que bebes Super Bock apesar da Sagres patrocinar o Benfica?

    ResponderEliminar
  9. Realmente às vezes até nos vêm as lágrimas aos olhos sem querermos...
    Ao abrir essa foto reparei imediatamente em mim e no meu pai, sentados lado a lado quase no meio do sector, à espera de ver mais uma tarde(!) de magia. Assim que chegámos ao estádio já eu o puxava para aquele sector e quando nos sentámos nas bancadas frias e despidas da central disse-lhe logo: «Chega-te para aí para fora da linha. Não vês que tá um diabo pintado na pedra? De certeza que vai haver coreografia!...» Aquele Diabo de esferovite nunca mais me saiu da cabeça por ter sido a primeira coreografia que acompanhei de perto e esta foto fez-me reviver tudo isso.
    Reviver o que era ir ver o Benfica naquela altura e naquele estádio, o que era a ânsia e a alegria de saber que íamos, o que era ir à bola com o meu pai, o que era sentir aquela que era a claque mais antiga do nosso clube...
    Ainda hoje tenho aqueles bilhetes guardados juntamente com muitos outros: 500$ para sócio e 3000$ para acompanhante foi o que pagámos na altura. Mas os momentos que lá vivemos realmente não têm preço...

    ResponderEliminar
  10. brutal...xaman abraco a tds

    ResponderEliminar
  11. posso dizer q muito da minha vida de puto o passei no meio dos DVs porque? porque eu e outro amigo decidimos de ir a bola sem os nossos pais eheheh entao com 15 anos comecamos a ir a bola do cadaval la arranjavamos alg q levasse carro e la iamos com um lencol q tinha pa i meio metro por metro e meio pendurado no fosso da velha luz e no meio la andavamos ee curtiamos a força td posso dizer q nao nos infiltramos fomos chamados por alguns conhecidos por outros por akilo q faziamos ate q formamos um nucleo nao com intencao de ganhar nada simplesmente tinhamos a nocao q maior parte do nucleo so queria bilhetes mais baratos e verdade mas cantavam e bebiam se uns copos ...posso dizer q aprendi muito nesses alguns anos mas apesar de td ainda hoje se vou a bola volto a tar com akelees q sempre respeitei e me respeitaram sejam o q forem so quem teve sabe abraco a tds especialmente lameira q tb tens diabos dentro de ti tal cm eu XAMAN

    ResponderEliminar
  12. diz la o k sgnifica adl?

    a lei é 16/04 agora adl ainda nao entendi

    ResponderEliminar