domingo, 19 de dezembro de 2010

O HOMEM (com maiusculas) da Águia!



Não sei ao certo em que ano, muito menos em que jogo, assisti pela primeira vez, á habitual volta ao relvado do Homem da Bandeira.
Era um Senhor de cabelo grisalho, cara rosada que jogo após jogo era o porta estandarte do SLB. Em cada jogo fazia-se acompanhar de um Homem, alentejano de Beja, que transportava no braço o simbolo vivo do nosso clube. A Águia!
Ela A Glória, ele O Paixão.
Habituei-me a ver essas duas figuras na minha infancia, cresceram comigo na adolescencia, e já homem feito e depois da morte do Homem da Bandeira, continuei a ver o seu sucessor, mas o Homem da Aguia manteve-se sempre o mesmo.
A cada volta ao relvado a que assisti nunca fiquei indiferente á especial postura e demonstração de orgulho que o Paixão punha naquele ritual. Sempre que se aproximava do Sector Ultras da Luz, fosse na velha central, fosse na Curva Norte, a habitual vénia era sempre dispensada ao Grupo.
Muitas vezes foi ele que ensinou aos miudos das escolinhas do SLB, que o acompanhavam na volta ao relvado, a fazer a vénia aos Ultras e aos adeptos que os apoiavam.
Nada é eterno, ou melhor ninguem é eterno, eterno seria apenas necessário o RESPEITO e a CONSIDERAÇÃO a dispensar a uma pessoa que graciosamente se deslocava ao Estádio da Luz para tão simples, mas simbólico ritual.
O Paixão foi mais uma das pessoas que se dedicaram ao clube de uma forma completamente desinteressada e que acabaram "encostados". O Paixão deixou de poder dar a habitual volta ao relvado para ser substituido por uma águia que voa e que fala espanhol. Quem conhece pessoalmente o Paixão e quem sabe do amor que ele tem ao Benfica compreende o mal que essa situação lhe fez.
Julgo que as deslocações do Paixão ao Estadio da Luz ou a qualquer casa do Benfica, nunca foram cobradas por ele. Creio que nunca pediu dinheiro a ninguem que lhe solicitasse uma fotografia com uma criança. Duvido que alguma vez tenha pedido um ordenado ao clube para vir desde Beja até Lisboa SEMPRE que foi solicitado.
Não posso aceitar o desrespeito dado a este homem. Escrevo isto hoje, motivado pelos acontecimentos recentes com o funcionário espanhol do clube, principescamente remunerado. SEM NECESSIDADE NENHUMA.
Os BENFIQUISTAS merecem ser respeitados quando se entregam de corpo e alma áquilo que fazem pelo clube. Há "profissionais" de outros clubes contratados para exercer funções que possivelmente com mais CORAÇÃO teriam mais significado e resultariamm de igual forma.
O tempo é bom conselheiro e ajuda a verdade dos verdadeiros a vir ao de cima.
Aqui tivemos mais uma prova.



Ao procurar estas fotos do Paixão, acabei por encontrar um texto sobre ele aqui e que demonstra, mais uma vez, a sua forma de estar na vida.

12 comentários:

  1. Confirmo que vinha de borla desde Beja e o Benfica apenas lhe abria a porta para o jogo.
    Infelizmente já não tem o pequeno milhafre porque foi confiscado pela ASAE há uns tempos.

    Este espanhol, passeava-se pala Luz como se de um administrador se tratasse. Ganhava bem para alimentar os mercedes.

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo caro CoisasdosDiabos!
    Vi esses dois senhores darem a volta ao Estádio antigo anos a fio.
    Não sei como foi afastado, espero que tenha sido duma forma no mínimo elegante.

    Caríssimo, já sigo aqui o Blog há um tempinho. Para quando a retribuição, eheheheh?

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. este e o blog da verdade abraço lameira e feliz natal

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo, é simples, basta ir aos "SEGUIDORES" no meu Blog e clicar em SEGUIR!

    Abraço glorioso.

    ResponderEliminar
  5. Tendo em conta que fizeste parte da direcção dos DV durante mais de uma década, certamente que tiveste de lidar com os líderes de outras claques. A minha questão vai neste sentido: como era essa relação no que diz respeito aos líderes das claques rivais, nomeadamente do Sporting e do FC Porto? Como te relacionavas com Fernando Mendes, Fernando Madureira (Macaco), Rui Teixeira, Luís Carlos, etc... Eram relações meramente formais? Não havia relação sequer? Fica a questão.

    ResponderEliminar
  6. Luis. Houve de tudo um pouco.
    Desde relações meramente ocasionais, fosse em debates ou reuniões e congressos, até relações de grande respeito com algumas pessoas.
    Em tudo na vida tenho por principio respeitar quem me respeita, e foi assim que me relacionei com as pessoas que fui conhecendo ao longo dos anos.
    Felizmente consegui fazer até algumas boas amizades em Portugal e em Grupos estrangeiros tambem. Foi o que de melhor ficou desses anos o respeito, as amizades e as boas recordações.

    ResponderEliminar
  7. Lameira lameira lameira os ultras benfica sem ti nao sao nada que falta tu fazes , so sobrao os comiloes e alguns rapazes que coitados tem amor aquilo , lameira lameira tanta culpa te votarao e agora se ve algumas coisas que nao sao normais , lameira lameira muita culpa te votarao pensavao que ias ficar rico a custa daquilo e agora e que se ve quem tem negoçios e carros e boas coisas a custa daquilo o honesto no meio disto tudo es tu , lameira lameira que falta fazes , desejo-te um feliz ano novo e ate um dia destes

    ResponderEliminar