domingo, 6 de setembro de 2009

Memórias (Continuação)


Sábado (Turim).
Logo de manhã fomos ao Del Alpi para comprar bilhetes para o jogo, mas as bilheteiras ainda estavam fechadas.
Dirigimo-nos para a loja de Turim, em todas as paredes da cidade, principalmente junto aos estádio (Del Alpi e Comunale), se podem ver grafitis dos grupos Granata e Bianconeri. Todos eles refletem um odio extremo entre ambos e todas aquelas ruas me fizeram pensar nas "batalhas" já ali ocorridas.
Loo a seguir ao almoço saimos da loja para o estádio.
Cerca de 3 horas antes do jogo já os parques estavam cheios de autocarros provenientes de varios pontos do pais, onde transportavam os "juventus clubs" das cidades vizinhas, grupos de pessoas jogavam a bola ou comiam e bebiam para fazer passar o tempo.
Entretanto entrámos para o estadio e a primeira coisa foi escolher um bom lugar para assistir ao... desempenho das claques!!!
Enquanto não começava o jogo podia assistir-se a um jogo entre os "putos" da escola da Juve ou as entrevistas que eram transmitidas, em directo nos ecras gigantes do estadio, por um circuito fechado de televisão.
Na apresentaão das equipas alguem que estava no meio do campo de micro a mão levou ao rubro as bancadas ao anunciar "o nº6...vindo de terras de Coimbra...Paulo..." ao que o publico respondeu em delirio "Sousa" e tambem "Gianluca...", "Vialli" que juntamente com o portugues forma a dupla coqueluche de Turim.
Durante todo o jogo, toda a Curva cantou e vibrou com o jogo incessantemente e o unico jogador que mereceu um cantico vindo da "Curva Scirea" foi Paulo Sousa.
Atenção, a bandeira portuguesa esta sempre presente na curva e o jogador até já coreografias mereceu.
Quando tentámos falar com alguem da Drughi para uma entrevista a resposta imediata "Non parliamo con giornalisti", "Siamo tutti mussolini".
Ok, não ha nada a fazer...

Domingo (Novamente Milão)
Após mais uma noite a dormir no carro as forças já começavam a faltar... mas para mais um jogo arranja-se sempre qualquer coisa.
Ás 10 horas da manha, já o estadio de San Siro estava a começar a ficar repleto de carros. Depois de uma volta pelas bancas para mais umas compras, e de uma fatia de pizza e uma cerveja, fomos assistir a chegada do "Colletivo", preparado muito cuidadosamente pelos policiais italianos.
Por volta das 14 horas, como combinado, fomos ao bar na Curva Norte do estadio onde nos iamos encontrar com o Max e o Caravita. Chegámos lá demos nas vistas pois todos se conheciam e a nós não, alem disso deveriamos ser os mais novos que ali estavamos porque a media de idades nos grupos da curva norte deve rondar, no minimo, os 25 anos.
Quando o Max chegou com o Caravita lá nos apresentou a alguns elementos do "Gruppo Queen" grupo este que é composto pelos membros mais activos da curva, ou seja pelos que lideram canticos, coreografias etc. Foi com o "Grupo Queen" que entramos no estadio, uma vez la dentro fomos para um sitio ao lado da curva para podermos filmar e fotografar á vontade.
Com o inicio do jogo, os Boys S.A.N. abriram as suas bandeiras e lançaram confettis, enquanto no sector reservado a claque visitante, os Viola exibiam estandartes com o simbolo do Colletivo e lançaram potes e tochas que iam arremessando para os adeptos "nerazzuros".
A nivel de canticos foi estrondoso quando o conhecido jogador Paul Ince, de fora nesse jogo, entra na bancada para assistir ao jogo (pasme-se) nos Boys SAN... não ha palavras que descrevam o que assisti.
Durante o jogo os canticos continuaram quer de um lado quer do outro.
No intervalo o Max lá nos descobriu e levou-nos para o meio dos Boys para assistir ao resto do jogo, escusado sera dizer como foi, resta-me desejar que um dia seja assim em Portugal.
Com o final do jogo mantivemos conversa com alguns membros dos Boys bem como dos temidos Viking (ex Skinheads Inter).
Quando saimos do estadio despedimo-nos do pessoal e preparámo-nos para o regresso, mas antes ainda tentamos acompanhar o autocarro da Fiorentina para saudar o Rui Costa que juntamente com Batistuta (que tem um grupo com o seu nome Batigroup) forma a dupla adorada dos ultrà Viola, e é impressionante a quantidade de bandeiras portuguesas no meio do Colletivo.
Pela nossa frente mais 2500 kms de alcatrão aguardavam por nós. Fica a vontade de voltar e a vontade que os ultras em Portugal chguem ao nivel a que pudemos assistir...
Queremos agradecer a todos os que nos ajudaram e acompanharam durante a estadia em Italia, para eles um grande e ultra abraço.

18 comentários:

  1. Essas tais fotos e videos que gravaram, ainda os tens?

    ResponderEliminar
  2. Sim, tenho varias fotos, em papel (Old School) formato 10x15.
    O video tambem o tenho algures, não sei bem onde.

    ResponderEliminar
  3. Não tenho. Se entretanto conseguir passar algumas fotos meto aqui no blog.
    De qualquer das formas as fotos não são nada demais. Foram tiradas com uma maquina daquelas descartaveis apenas para ficar com algumas recordações "fisicas".

    ResponderEliminar
  4. Já agora, essa foto que ilustra esta crónica, foi tirada no Fiorentina vs Benfica em 1997.
    Essa foi a "entrada em acção" dos Viola na segunda parte, isto porque no primeiro tempo estiveram em protesto.

    ResponderEliminar
  5. Espétaculo, só de ler este texto tentei (sim tentei por que de outra forma é impossivel) imaginar o que estavas a ver nesses dias.

    Continua a brindar-nos com estas crónicas.

    Um grande abraço de um novato do Sul.

    ResponderEliminar
  6. hi olha que idade aconselhax para entrar numa claque? eu tenho 14 anox achax muita cedo?

    ResponderEliminar
  7. Boa descrição, grande blog. Belos velhos tempos, com grandes valores.
    Saudações de um do topo sul.

    ResponderEliminar
  8. Boas Lameiras a tua loja ja ta fechada?
    Abraços

    ResponderEliminar
  9. lameira o melhor é abrires uma escola de ultras LOL so vejo aqui meninos teus fas a escrever LOL

    ResponderEliminar
  10. A escola de Ultras esta aberta, existe uma pelo menos, em cada estadio, os professores que lá estão é que poderão não prestar para ensinar aquilo que realmente deveriam.
    Sabes que eu deveria nem sequer perder tempo a responder a "picanços" senão é isso que estas a fazer peço desculpa desde já.
    Desde o inicio deste blog que recebo mensagens ofensivas, ameaças etc etc, muita conversa da treta.
    Não peço a ninguem que leia o que escrevo. As minhas intençoes estão explicitas no primeiro post que escrevi quando iniciei o blog.
    Alem do mais prefiro a humildade de um miudo de 14 anos a pedir uma opinião, do que a arrogancia de certos "adultos" que teem a mania que sabem tudo.
    Mais uma vez vos digo que não vale a pena insistir com mensagens anonimas insultuosas, nem sequer com ameaças, porque alem de não as publicar não lhes dou crédito.
    Obrigado aos leem o blog e de certa forma de reveem nele e "apoiam".

    A minha loja continua aberta.

    ResponderEliminar
  11. Boas amigo já me falaram muito da tua loja, e gostaria de a visitar, mas não sei onde fica. Só me disseram que ficava para o lado do Parque das Nações.

    Um grande abraço de um novato do Sul.

    PS: Procurei uma maneira de contactar aqui pelo blog mas não encontrei. Se não puderes meter aqui a morada da loja eu compreendo.

    ResponderEliminar
  12. http://www.youtube.com/watch?v=zGbGEJ18up8&eurl=http%3A%2F%2Fultras%2Dlife%2Dpt%2Eblogspot%2Ecom%2F&feature=player_embedded#t=245

    ResponderEliminar
  13. Esse video tem aí algumas boas recordações.
    De qualquer das formas, ha algumas imagens que não são dos DV, nomeadamente a tochada em Leverkusen.

    ResponderEliminar
  14. Postei o vídeo mais por recordar bons momentos do que eram os DIABOS, apesar de existirem imagens que surgem associadas aos D.V. sem o serem, nomeadamente essa e a da bófia a levar com garrafas e cadeiras na final da taça entre o SLB e o fêcêpê.

    Abraço

    Damaia

    ResponderEliminar
  15. Ainda vivo, é verdade

    Abraço

    Damaia

    ResponderEliminar