sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Memórias (ou ONDE É QUE TU ESTAVAS EM 1996?!!)


Em mais uma jornada de mexidas no meu baú, encontrei uma revista de edição nacional chamada SUPER ULTRA datada de Maio de 1996.
Nessa revista descobri um texto escrito por mim que descreve e relata uma viagem a Italia, com um amigo e companheiro.
Digamos que em 96 não era facil 2 rapazes, alugarem um carro, arranjarem pesetas, francos e liras para gasoleo e portagens, sim porque não havia cá moedas unicas, e conduzirem mais de 2500 kms para ver algo que por cá não existia.
Perseguir um ideal, aprender, conviver, trocar opiniões e experiencias era o mote para nos fazer-mos ao caminho.
Valeu bem a pena. Ficam as memorias, e algumas amizades que ainda hoje duram.
13 anos depois, a viagem seria mais facil, ryanair, vueling ou easy jet resolveriam o problema a menos de metade do preço. Infelizmente as dificuldades criaram o espirito, e a aventura ficou marcada em mim e no Roma com toda a certeza.
Se tiverem pachorra e quiserem ler:

...Era cerca de 1 hora da madrugada de quarta para quinta feira, apos 24 horas agarrado a um volante para fazer 2500 kms (lisboa-Turim) lá chegamos ao nosso destino.

Quinta feira (Turim)
Ás 7 horas da manha já andavamos a procura da estação de comboios da cidade, apos um pequeno almoço num café das redondezas.
A estação era a nossa unica referencia para encontrar o nosso primeiro contacto, que seria uma loja ultra em Turim. Azar o nosso porque a cidade tinha 2 estações de comboio, entretanto fomos perguntando e lá nos indicaram que a loja seria perto da estação central.
Pelo caminho todos os quiosques eram percorridos em busca da ultrabiblia (Supertifo).
Após mais ou menos duas horas de procura um "carabinieri" lá nos levou até a loja, com as portas ainda fechadas. Fomos ate um bar ali ao lado beber um café e devorar a Supertifo até que a loja abriu.
Lá dentro... sem comentarios, quem gosta do mundo ultra talvez consiga entender o que é estar no meio de centenas de cachecois, t shirts, pins, estampas, chapeus etc etc de alguns dos melhores grupos Ultrás do mundo.
Duas pessoas já não muito jovens eram os responsaveis pela loja e ultras (velhas guardas) dos clubes de Turim, desde logo ficou combinado encontro , Sabado para assistir ao jogo Juventus - Parma. Feitas as compras arracámos direitos a Milão, isto já ao fim da tarde.
Chegados a Milão o nosso destino: um chuveiro algures nas instalações da pousada de juventude. (Se o gerente soubesse que era da claque que em Março do ano passado lhe tinha tirado um a noite de sono!...)
E finalmente após um passeio noturno, a cama.

Sexta feira (Milão)
De manha, bem cedo, fomos directamente para a "Botega del Tifo" mais uma loja, desta feita em Milão para nos encontrar-mos com Virgilio, velha guarda dos Commandos Tigre e com Caravita lider dos Boys SAN.
As compras foram tantas que o dinheiro não chegou, por isso tivemos que ir a um banco ali proximo. Ao chegar ao banco deparei com um complexo sistema de segurança baseados nuns cacifos onde eram colocados todos os objectos de metal, fossem moedas, chaves, canivetes, etc, nada passava no detector. Após 4 tentativas o detector nao parava de tocar, cada vez que tentava entrar ele tocava e o Virgilio optou por irmos a outro banco, entretanto lembrei-me que devia ter ido descalço ao banco! (Dr Martens não perdoam).
As aventuras nao paravam por aqui infelizmente. Depois de ter conseguido levantar dinheiro, vejo um policia entrar pelo multibanco de arma na mão, agarrar em mim e revistar-me dos pés a cabeça encostado ao carro da policia... resumindo alguem tinha tentado assaltar o banco minutos antes e a descrição era... EU.
Para quem tinha ido a Italia para ver coisas novas no mundo ultra, já estava com emoções fortes a mais em tão pouco tempo.
De regresso ao que nos levou a Italia lá continuámos a contactar com tudo e todos que tivessem ligados a claques. O almoço foi num restautrante mexicano onde iriamos ter com o "Max", membro activo da Curva Norte de Milão, que acabou por ser o nosso guia turistico.
A tarde foi passada no centro da cidade e finalmente na "Botega" onde estivemos com membros de grupos do Bréscia, Lázio entre outros, trocamos opiniões e contactos e ouvimos historias incriveis de deslocações de muitos e muitos kms onde eles diziam "foi pena, da minha secção só fomos 200"!!!!
Neste dia ficou tambem combinado que iriamos ver o jogo Inter - Fiorentina no domingo. Quando tentamos saber qual a coreografia para o jogo, "alguem" dos Boys SAN respondeu "Não ligamos muito a coreografias, uma boa rixa tem muito mais piada... sempre fomos muito batalhadores". Elucidativo.
Á noite fomos até ao bar onde o Max trabalhava e lá estavam membros de varias claques, parece que todos fazem questão de pertencer a um grupo ultra naquele pais e é incrivel como se respeita um pacto de não agressão.
(Continua)

1 comentário: