domingo, 24 de janeiro de 2010

25 de Janeiro! Um dia dos Diabos!!




Depois de uma questão levantada nos comentarios do post anterior, pelo leitor deste blog, Luis Pires, dei conta que amanha, dia 25 de janeiro existem várias coisas a assinalar na vida dos Diabos e do Benfica.
O Luis coloca a questão sobre a separação dos Diabos em dois Grupos.
Pois essa separação aconteceu exactamente a 25 de Janeiro de 1992, num jogo frente ao Gil Vicente, que o Benfica venceu por 5 bolas a 0.
Esse foi o jogo em que se festejou os 50 anos de Eusébio da Silva ferreira.
Anos mais tarde, igualmente a 25 de janeiro, desta vez em 2004, Miklos Feher sorriu-nos pela ultima vez!
Amanha, faz 18 anos que o apoio organizado ao Benfica mudou. Amanha faz 68 anos um dos melhores jogadores que o Benfica e a Selecção Nacional tiveram. Amanha faz 6 anos que o futebol entrou em estado de choque com a morte de Feher.
3 datas marcantes na vida do clube e do Grupo. Mais 3 dados importantes que se juntam ao puzzle da nossa historia.

4 comentários:

  1. Obrigado pelas respostas.

    Já agora deixo outras perguntas:

    Entre 1992 e 2004 fizeste parte da direcção dos Diabos. Segundo palavras tuas começaste a frequentar a claque por volta de 1987, ou seja há cerca de 23 anos atrás. Podemos dizer que há mais de duas décadas que vives por dentro este mundo das claques, tendo inclusive parte da tua vida profissional passado por este mundo, nomeadamente com a abertura daquela que terá sido a primeira loja de material ultra em Portugal, precisamente a Portugal Ultra, que se não estou em erro abriu em 1994. Ou seja, a tua vida está irremediavelmente ligada a este mundo.

    As minhas questões são as seguintes: Achas que houve alguma evolução na forma das pessoas olharem para as claques em Portugal? Como é que a sociedade te via a ti enquanto líder de uma claque?

    Cumprimentos

    Luís Pires

    ResponderEliminar
  2. corps, ultra almada, aquela faixa de apoio aos russos... espectaculo!

    ResponderEliminar
  3. Houve grandes alterações á forma como as pessoas veem as claques. Mas essas alterações nem sempre foram para melhor.
    No que toca a sociedade e á forma como eu era visto sobre essa sociedade... tive muitas reações positivas e muitas bastante negativas. De qualquer das formas isso é uma boa pergunta para deixares a quem visita este blog. Como me viam como lider de claque?

    Caro Anónimo:
    A faixa de CORPS e a pequena bandeira SULISTA foram as unicas faixas que ficaram na bancada central, aquando da separação do Grupo em 1992.
    Refiro-me como é obvio a faixas principais do Grupo.
    ULTRA ALMADA era a faixa usada no meu nucleo, passado algum tempo o dono dessa faixa foi para o topo Sul e a faixa foi com ele.
    Quanto á faixa em Russo, era do Jorge (Gullit) dedicada aos jogadores russos do Benfica a quem ele pediu num treino para traduzir FORÇA RAPAZES.
    Se bem me lembro ele estreou essa faixa numa deslocação a Torres Vedras num jogo com o Torreense, nos finais de 91 inicio de 92.

    ResponderEliminar
  4. Como é que eu te via como lider de claque?
    Sinceramente foi assim que primeiro te conheci.
    Nunca fiz parte da claque, embora preferisse sempre assistir aos jogos junto desta, sobretudo pelo ambiente que nela reinava.
    Epá...e fora grandes lamechisses, acho que os factos demonstram que eras um grande líder. E a prova disso é o numero de apoiantes que os Diabos tinham e os que conseguem levar aos jogos hoje em dia. E numa época em que temos os jogadores que temos... não temos Ronaldos na defesa, nem Robocop's, temos bons resultados, bom futebol e um bom estádio, e ainda assim "algo" marca essa diferença abismal entre o que eram e o que são! Á parte disso acho que como responsável da claque eras um caso à parte, preocupado em APOIAR O BENFICA em 1º lugar. Coisa rara.
    Cmps

    ResponderEliminar