terça-feira, 8 de junho de 2010

ROUT NO SOBAID



Estávamos no verão de 1995 e das memórias que guardo, lembro-me de tentar acabar a faixa para a levar ao primeiro jogo da época, que seria um particular no Restelo frente ao Belém. Fomos 2 pessoas, tantos quantos nos esforçamos para acabar de a pintar, e uma faixa, nada mau nos tempos que corriam.
A originalidade na expressão ON TOUR em Portugal, contrastou com a ideia retirada de uma faixa dos Ultras Sur que existia na altura, mas como a ideia é dar originalidade ás ideias, mesmo que influenciados por outros, o projecto seguiu adiante.
Foi assim que nasceu o terceiro cachecol do Grupo. "DIABOS ON TOUR" seguindo a estética original da faixa, embora com cores diferentes.

Existiram igualmente umas t-shirts com um espectacular desenho, feito pelo líder da Secção Luxemburgo da altura, nas costas. Esse desenho veio a figurar na ponta direita da faixa, numa das mutações que ela sofreu.
A faixa foi estreada e usada durante bastante tempo apenas com a inscrição DIABOS ON TOUR com um Diabo em cada ponta, pintado sobre uma faixa diagonal vermelha e verde, simbolizando as cores nacionais.
O objectivo seria motivar o pessoal dos Diabos a viajar de forma mais constante para apoiar a equipa. Nos anos 80 e no início dos 90 os Grupos não tinham presença constante nas deslocações como passou a acontecer entretanto. Hoje em dia não estar presente seja onde for é um assunto quase impensável.

Curiosamente e coincidentemente, ou não, foi nesse ano que se deu a primeira presença de Ultras Benfiquistas nos Barreiros do Funchal. O á vontade, ou a inexperiência era tanta que até as tochas que se acenderam no estádio, viajaram dentro do avião sem qualquer problema quando passaram na revista do aeroporto.
Quando fomos a Alvalade, nessa época, pintamos um lençol com o mesmo tema. DIABOS ON TOUR que nos acompanhou em diversos jogos a partir dai.


Se bem me lembro a única deslocação dessa época onde a faixa On Tour não foi levada, foi ás antas.

Fomos pioneiros em Portugal na utilização de uma expressão que entretanto alastrou aos mais diversos Grupos.
Ao longo de várias épocas fomos inovando na utilização do tema On Tour, umas vezes mais insistentemente ou nem por isso. Aquilo que realmente se pretendia, fazer com que o Grupo criasse o hábito de viajar, conseguiu-se.

6 comentários:

  1. É o que falta ao nosso País, ideias e vontade de as seguir, de as concretizar!

    Essas primeiras fotos eram as que forravam os meus cadernos da escola! Em todas as capas dos cadernos estava o simbolo dos Diabos. Cheguei a escrever num teste de portugês (na composição) a frase "connosco quem quiser, contra nós quem puder"!!

    Bom post, para recordar bons momentos!

    Abraços,
    1.9.0.4


    http://visaobenfiquista.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. http://www.youtube.com/watch?v=bYX_lPyP4VQ&feature=related

    Este post não se enquadra aqui mas este video demonstra o grande apoio dos DV ao Hóquei em Patins do Benfica, o próprios comentadores salientam isso.

    Quanto ao jogo,mesmo com o Benfica a levar uma "cabazada" os DV fazem-se ouvir com um apoio constante.

    Bons tempos.

    ResponderEliminar
  3. Essa dos cadernos fez me lembrar exactamente o que se passava comigo, hehehe
    Saudações benfiquistas e ultras

    ResponderEliminar
  4. Boas, já encontrei o cachecol "On Tour" original, se quiseres já podes actualizar o post.

    Parabéns pelo blog...

    ResponderEliminar
  5. Actualizar o post?! Como?
    Não percebi.
    Obrigado pelos parabens.

    ResponderEliminar
  6. Ah ok, já percebi.
    Actualizar metendo a foto do cachecol original em vez da réplica.
    Eu tinha foto, usei este porque calhou.

    ResponderEliminar