quarta-feira, 15 de julho de 2009

Nós por cá...




…continuamos curiosos relativamente ao desfecho de uma situação ocorrida a 17 de Outubro de 2004.
Não sei se o caso chegou a tribunal, não sei se a investigação interna terá tido algum desfecho, não sei se o ofendido terá sido indemnizado ou se até terá recebido alguma justificação sobre o que lhe aconteceu.
Fazendo um “rewind” até esse dia recordo-me de um rapaz que trouxeram até nós já na bancada, todo cheio de hematomas e sangue. Depois de nos explicar o sucedido ficamos a saber que ele estava sozinho a ver a chegada do cortejo dos azuis, quando uma carga policial o apanhou.
Apanhou, porque ele não fugiu, não fugiu porque não estava a fazer nada. Estava apenas a assistir, como alias se veio a provar dias mais tarde com imagens divulgadas na comunicação social.
Todos sabemos que muitos de nós não evitam um confronto com o Grupo adversário, mas a nossa experiencia de Curva também nos deixa avaliar os guerreiros, os papagaios, os calmos, e os que ali vão só porque sim. Na minha opinião o ofendido neste caso enquadra-se no grupo “daqueles que vão a bola nos jogos grandes e acham giro ser de uma claque”, logo meti de parte a possibilidade dele ter participado em qualquer confronto, facto que se veio a provar nos dias seguintes quando um email desconhecido nos chegou com fotografias tiradas de dentro do estádio.
Quem as enviou, fê-lo para vários meios de comunicação social também, foi feito um comunicado na altura, circularam autocolantes com as imagens da agressão brutal que ele sofreu.
Hoje continuo sem saber realmente como acabou isto, e gostava de saber, apenas e só por mera curiosidade.
Desde esse dia, várias pessoas que contestaram a situação e que evitaram qualquer contacto e dialogo com os agressores envolvidos ficaram “marcados”. Ainda hoje, passados quase 5 anos existem relações tensas e atitudes “desproporcionais” em relação a atitudes que quando praticadas por outros são facilmente desculpáveis. Existiram inclusivamente ameaças de “só descanso quando vos tirar da bola” e por ai adiante.
Talvez por estas e por outras se entenda a perseguição que se vive, MAS isso dava aqui pano para mangas, e se calhar passo a receber mais ameaças ainda.
Resta-me o consolo de não me esconder e as pessoas saberem quem eu sou. Não falo destes assuntos para provocar ninguém, nem para me afirmar, falo deles com legitimidade, falo deles com respeito por quem o merece e com desprezo por quem o igualmente merece.
Desmistificar as coisas é fácil, deixar de fazer filmes mais ainda, embora isso possa custar o emprego a algumas pessoas.
Já agora. Alguém sabe como acabou este caso?

6 comentários:

  1. Pelo que sei..e contado por varias pessoas.. passado algum tempo esse puto suicidou-se!

    De qualquer das formas continuo a achar que enquanto existirem policias que são treinados para simplesmente baterem, e não terem aulas de civismo.. Enquanto permitirem policias armados entrar no estadio, isto ira sempre acontecer..

    se um gaxo de um grupo de mil fizer merda, a policia arranja um pretexto para bater em mil.. E dps ficam todos contentes..

    Isto vai continuar a ser assim..Com o sistema que esta montado, os estádio estaram cada vez mais vazios, um dos motivos é esse..

    ResponderEliminar
  2. Estas a fazer confusão e a misturar 2 historias diferentes.
    Não foi esse o rapaz que se "suicidou".

    ResponderEliminar
  3. Esse que se "suicidou" foi o "Carequinha".. certo?? Amo-te Benfica

    ResponderEliminar
  4. pois.. foi o que foi agredido por um jogador de hoquei do fêcêpê... a ele nao lhe aconteceu nada, se fosse ao contrario era logo pena de prisao.. ACAB SLB1904

    ResponderEliminar
  5. lmaeira podias por um poste a falar do carequinha abrc

    ResponderEliminar