quarta-feira, 31 de março de 2010

YOU´LL NEVER WALK ALONE!


Não sei se derivado á cor vermelha, se pelo facto de me recordar de grandes jornadas europeias na Velha Luz, o Liverpool foi sempre uma daquelas equipas pela qual nutri alguma simpatia.
Nunca me afeiçoei a nenhuma equipa pela sua grandeza ou pelas suas vitórias, nisso estou completamente preenchido pelo meu Glorioso, mas as simpatias que fui "herdando" ou perdendo ao longo dos anos nesta area quase sempre se deveram á atitude do seu publico numa certa altura.
O estilo britanico sempre foi uma referencia nos Diabos dos anos 80. Nessa altura os cachecois que se exibiam na central eram quase metade do Benfica e metade do Liverpool. Reconheço que nunca tive nenhum.
Os adeptos do Liverpool, os mais fiéis, os mais dedicados, aqueles que normalmente os clubes e as ligas veem como os indesejados ocupavam o mitico KOP.
Nome que surgiu nas trincheiras da guerra, "Spyon Kop" deu origem ao KOP de Anfield Road.
A capacidade que a Red Army teve de juntar á poderosa força vocal a magia das muitas bandeiras ao vento e até mesmo de estandartes de 2 tubos e muitas vezes alguma pirotecnia deu um efeito raro em imagens vindas de Inglaterra.
Para quem gostar, aconselho a verem um video que eu tive a sorte de ter na minha colecção ainda nos anos 90. THE STORY OF THE KOP é um relato impressionante com historias contadas por muitos que lá viveram grandes momentos.
No dia 1 de Maio de 1994, o Liverpool jogou pela ultima vez na presença do KOP. Num jogo contra o Norwich, jogadores, adeptos, velhas glorias do Liverpool, dirigentes, todos eles se quiseram juntar num jogo de despedida daquela mitica bancada.
É verdade, a importancia do KOP era tal que lhe foi feito um jogo de despedida.
Passados estes anos todos, a discussão a volta da falta de "atmosphere" nos estadios ingleses até ao parlamento inglês já chegou. Resultado?
Sentem-se, Calem-se e vejam a bola sossegados.
Bem Vindos Ao Futebol Moderno e a Toda a Sua Falta de Explendor!

13 comentários:

  1. Alguns acham estranho outros acham normal, mas sinceramente da me mto mais pica "isto" das grandes "jornadas" nas bancadas do que muitas vezes vitorias do meu Clube. Fico bem mais arrepiado com um cantico em unissono numa bancada do que com um golo contra um rival...

    Vitor82

    ResponderEliminar
  2. Não abuses AHAHAH.
    Posso dizer-te que se calhar passo mais tempo a olhar para o que se passa na bancada do que para o campo, MAS para completar um bom ambiente há que ter um bom resultado.

    ResponderEliminar
  3. não tem nada a ver com este tema mas...

    "hoje é o jogo da vossa vida"...que nostalgia quando vi esta frase no ultimo jogo do nosso Benfica, foram tantas as recordações que me passaram pela cabeça naqueles minutos em que aquela frase esteve levatada...que saudades!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Eu so falo por mim...Mas provavelmente digo isto porque no "meu" tempo ainda nao vi muitos grandes resultados do meu clube...entao ha que olhar pa outro lado...ahah
    vitor

    ResponderEliminar
  5. Então e porque acabaram com a Kop? Ela não continua lá?

    ResponderEliminar
  6. Tens toda a razão quando referes que a simpatia que nutres pelo Liverpool se dever, em grande parte, à atitude dos seus adeptos. Não é só nas bancadas durante o jogo (essa é mais do que conhecida e reconhecida, o Kop tinha de facto características únicas no panorama do english supporter style, fugia até bastante ao padrão inglês da altura). É também depois do jogo. Eu tive o privilégio de ir a Anfield ver o jogo que ganhámos 2-0 e depois deles terem perdido na sua própria casa, foram de um reconhecimento como nunca vi em adeptos adversários. Os jogadores do Benfica foram os ultimos a saír do relvado e foram aplaudidos de pé pelos adeptos do Liverpool. E qd os jogadores do Liverpool voltaram ao relvado para fazer o treino de descompressão pós-jogo, aplaudiram os benfiquistas que lotavam a bancada e nós a eles. Trocámos de cachecóis com adeptos do Liverpool no final do jogo. Eu não aceitei a troca (já tenho alguns caches do Liverpool e era um dos muitos que ia para a Luz com um cache dos Reds nos anos 80) mas fiz questão de dar o meu a um miúdo que estava do outro lado da faixa que separava os adeptos, porque ele começou a chorar quando ouvia os benfiquistas a cantar o You'll Never Walk Alone.

    ResponderEliminar
  7. Se não estou erro, em pelo menos um dos jogos que o Liverpool disputou no antigo Estádio da Luz houve mosquitos por cordas entre adeptos ingleses e benfiquistas. Penso que terá sido naquele jogo onde o Benfica perdeu 1-4.

    ResponderEliminar
  8. Vamos ter o prazer de eestar presentes nos 2 encontros, é um mitico do futebol europeu, e nós não perdemos por nada deste mundo.

    Alentejo

    ResponderEliminar
  9. Os warriors tiveram presentes no ultimo jogo contra o Braga?

    Disseste num post antigo que os "Almada warriors" e os "warriors" eram coisas diferentas, mas nunca explicaste-te......

    ResponderEliminar
  10. HOJE É O JOGO DA VOSSA VIDA!
    Foi apenas para recordar. Nostalgia sim.

    O KOP acabou na sua essencia original.
    Milhares de adeptos literalmente encaixados uns nos outros num estilo muito caraterisco.
    Muitos canticos, muitas bandeiras.
    Só visto, a sério, procura o video THE STORY OF THE KOP e vais perceber que aquilo que existe hoje no actual KOP nada tem a ver com o que antes se passava.

    GR1904. Infelizmente não tive hipotese de viajar até Anfield Road num dos dias mais marcantes da minha vida enquanto adepto da bola. Voo cancelado em Granada deixou-me apeado.
    Desta vez não vou poder lá ir de novo.
    Agora uma piada: O puto chorou de ouvir os Benfiquistas a cantar o You´ll never walk alone porque nós assassinamos um pouco o cantico original. AHAHAH

    Luis Pires.
    Exactamente, nesse jogo com o monumental frango do Bento e debaixo de um temporal intenso as coisas estiveram quentes entre os adeptos. Embora o que me recordo foi uma enorme chuvada de objectos atirados para o sector dos ingleses por parte dos Benfiquistas.

    Boa viagem para o pessoal do Alentejo e berrem lá por mim.

    ALMADA WARRIORS era o nucleo dos DV fundado em 1988. WARRIORS é um Grupo de amigos que vai a bola ha anos e que adoptou este nome em 2006.

    ResponderEliminar
  11. Os Almada Warriors eram miticos nos Diabos Vermelhos... saudações para os actuais Warriors.

    Força Benfica sempre
    saudações de um NNorte

    ResponderEliminar
  12. nos anos 80 eram muitas as referencias do liverpool nos diabos...
    um dos elementos mais mitico e carismatico (ou não) dos diabos tinha por alcunha "liverpool", havia ainda uma versão do You´ll never walk alone made in moscavide

    ResponderEliminar
  13. PAH INDA MERE LEMBRO DE PINTAR O MEU ESTANDARTE YOU´LL NEVER WALK ALONE MAIS UM AMIGO E QUANDO ACABAMOS (NADA DOUTRO MUNDO) BEBEBADOS E MAIS SABE SE LA O K A CHOIRAR FOI ESTREADO NUM JOGO QUALQUER ONDE OUVE UM CONCURSO QUALQUER NA CURVA LOL E SIM LIVERPOOL A MINHA EQUIPA INGLESA ABRAÇO... xaman

    ResponderEliminar