terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Ainda O "Comportamento Desviante" ...


... de alguns elementos da PSP.
OK, podem até dizer, "lá esta ele a bater na mesma tecla", mas como quem não se sente não é filho de boa gente, ou como há que separar o trigo do joio, ou não pode pagar sempre o mexilhão, entre outros ditados populares ou frases feitas do nosso Portugal, eu não me apetece mesmo calar.
Não, pelo menos, enquanto me lembrar que no classico de ha poucos dias o que mais preocupava o responsavel da PSP eram os membros das claques e os seus comportamentos desviantes.
Como se veio a constatar, o classico decorreu sem incidentes de maior, excepção feita ao comportamento desviante de um tal Hulk e Cia Lda no tunel de acesso aos balnearios da Luz. Mas pelos vistos a pessoa em causa esta suspensa preventivamente, apenas, e duvido que venha a ficar impedido de entrar em estadios de futebol ao abrigo da lei 16/04.
Não houve uma unica noticia sobre o bom comportamento dessa "gente" que apoiou as suas equipas no estadio da Luz, vestissem de azul ou de vermelho.
Lembrei-me deste assunto hoje, ao ler no Correio da Manha a noticia sobre o envolvimento de policias no roubo de 10 Kilos de ouro. Não me ocupou a cabeça o dia todo, porque realmente tenho mais que fazer, mas dou por mim a pensar como se pode bater sempre e sempre no tema das claques quando dentro da casa deles existem casos como estes?
Existe muita coisa mal feita no movimento Ultra, mas tambem existe muita "mea culpa" da nossa parte, Ultras e Adeptos, quando deixamos que nos pisem constantemente e não fazemos nada para o contrariar.
Sinto-me injustiçado quando oiço palavras insultuosas sobre as "claques" e sinto-me impotente ao ver a "impotencia" dos Grupos perante estas acusações. Os Grupos perderam o sentido critico? Perderam a capacidade de fazer ver o que valem e porque motivo ali estão?
Se não defenderes o teu nome quem o defenderá?
Demonstrem com CLASSE e RESPEITO que os GRUPOS merecem ser RESPEITADOS pelo que fazem e representam. Não percam a capacidade INTERVENTIVA e SOCIAL dos Grupos.
Quer os "engravatados" deste país queiram, quer não queiram, os Grupos EXISTEM e têm peso na vida dos clubes e na vida de muitos jovens, ou menos jovens, que nada vêm nesta sociedade hipocrita e encontram no Grupo o seu GRUPO.
Marginalizar os Grupos só nos vai continuar a unir no "nosso mundo desviante" mas que é nosso e que para nós é quase perfeito.
Nós de um lado, eles do outro!

21 comentários:

  1. Clap, clap, clap. Quem fala assim não é gago, mas esse tempo já lá vai. Os "pseudo-grupos" da actualidade não podem dizer mal de quem os protege. A relação "Grupos" e forças policiais está demasiado estranha para se chatearem. Como podem dizer mal para depois terem de os cumprimentar e pedir-lhes ajudas? A troca de favores favorece esta tristeza!!!
    É degradante ver o orgulho que algumas pessoas tem em mostrar que conhecem este ou aquele bófia, enche-lhes o ego...

    ResponderEliminar
  2. Acho que era interessante um topico em que falasses qualquer coisa de quando o Benfica actuava no jamor, a quando as obras da nova luz

    ResponderEliminar
  3. Ps- só li agora o post e gostava de comentar...

    Quanto a isto "mas tambem existe muita "mea culpa" da nossa parte, Ultras e Adeptos, quando deixamos que nos pisem constantemente e não fazemos nada para o contrariar.",

    Bem, não estava à espera disto vindo de alguem como tu, pois só vejo o pessoal que não vai a bola a escrever isto... Acho estranho, porque tu também sabes o que é levar com a bófia em cima, eles vêm com escudos e cacetetes, nós só temos as nossas mãos... E mais, eles podem matar-te ali que "não faz mal", se tu empurras um bofia praticamente vais dentro. Se tivessemos na argentina ou na grécia, tudo bem, mandavamos-nos aos gajos que eles nem piavam, mas aqui não há mais nenhuma solução a não ser... fugir.
    Vontade para mudar isto é muita, mas quando se vê os robots a correrem na nossa direção.........

    ResponderEliminar
  4. Não estavas á espera disto vindo de alguem como eu? Pois eu acho que mesmo que concordasses irias escrever a dizer que estou errado.
    Quando afirmo que " não fazemos nada para o contrariar" não estou a dizer que os Grupos se devem virar á porrada. A luta deve ser feita com cabeça e inteligencia.
    Fazendo valer os teus direitos enquanto cidadão livre tens direito a argumentar e a resistir aquilo e aqueles que te reprimem sem razão.
    Relatem os abusos, façam queixas, exibam frases, façam blogs, fanzines, sites. Isso é lutar para contrariar os abusos que sofremos.
    Se te achas um alvo de repressão convido-te um dia destes a veres a bola ali um pouco mais ao lado para veres com os teus olhos o resultado de historias muito mal contadas.
    Aliás "quem vai á bola sabe bem o que a casa gasta". Não é?

    ResponderEliminar
  5. "Fazendo valer os teus direitos enquanto cidadão livre tens direito a argumentar e a resistir aquilo e aqueles que te reprimem sem razão.
    Relatem os abusos, façam queixas, exibam frases, façam blogs, fanzines, sites. Isso é lutar para contrariar os abusos que sofremos."

    Como? Se quando tentamos apresentar queixa nos apresentam polícias que nem sequer foi o que nos agrediu? Como queres que façamos frases se a polícia não as deixa entrar?

    A única solução é mesmo a violência, mas infelizmente eles têm o equipamento que toda a gente sabe e nós quase nos tornamos impotentes.

    Btw, grande texto.

    ResponderEliminar
  6. Como?
    Olha, nunca chegaste ao estadio da Luz, sendo socio do clube, com quotas em dia e com lugar de época comprado e pago, e te impediram de entrar no estadio porque te cancelaram o lugar de época?!!
    Eu (e mais 80 pessoas) já. Achas que ficamos na rua? Não, não ficámos.
    Meu amigo a necessidade aguça o engenho, a razão dá-te força, e a humildade educa-te.
    Apontar baterias para onde devem ser apontadas em vez de lutar contra castelos imaginarios á lá Dom Quixote é que é queimar esforços e energias.
    Se te sentes com razão faz valer a tua razão, não te acomodes.

    ResponderEliminar
  7. Só uma pergunta em relação á tua primeira resposta: Como é que queres ser respeitado se tu perdeste o respeito por todos?

    ResponderEliminar
  8. Caro Anónimo.
    Era a estes castelos que me referia.
    Ajuda-me a compreender a tua afirmação.
    Na minha primeira resposta? Onde é que estou a falar de respeito?
    Outra questão: Faltei ao respeito a quem?

    ResponderEliminar
  9. Não sei porque ainda perdem tempo aqui a comentar... Se fala bem é porque fala bem, se fala mal é porque fala mal, se dá uma opinião é porque dá a opinião dele, é porque sim, porque não e porque talvez... haja paciência.

    "Se te achas um alvo de repressão convido-te um dia destes a veres a bola ali um pouco mais ao lado para veres com os teus olhos o resultado de historias muito mal contadas.
    Aliás "quem vai á bola sabe bem o que a casa gasta". Não é?"

    Falou e falou bem porque ver o jogo num determinado sector é complicado. Só faltam as escutas...porque as orelhas andam bem levantadas a tentar "tirar nabos da púcara".

    A verdade é que já vi jogos no piso1 e vi uma cumplicidade estranha entre as autoridades e alguns ultrás da luz.
    No meu tempo... não acontecia nada disso.

    Bons velhos tempos... como diz a música:
    "O que foi não volta a ser, mesmo que muito se queira"

    ResponderEliminar
  10. Já esqueci.
    Só em Oeiras é que existe Pai Natal!

    ResponderEliminar
  11. Axo que a melhor maneira de perceberem como se pode lutar contra abusos é mesmo o exemplo de 80 socios do SLB com tudo pago e em dia e com cativos para a época inteira terem sido impedidos de entrar pois viram os seus cativos cancelados sem sequer saberem o porquê...porém esses Socios do benfica entraram nesse jogo e nos jogos todos dessa epoca e ainda continuam a entrar ( contra a vontade de muito$ ) ...

    Isto é so uma forma de lutar... Arranjem a vossa e um dia mais tarde podem olhar para tras e dizer que nao andaram a dar o cu para poderem ver o Benfica...

    Vitor

    ResponderEliminar
  12. A quem é que faltas-te ao respeito?

    Desculpa amigo mas faltas ao respeito
    a todos aqueles que não tem ideais

    a todos aqueles que não tendo ideais seguem um caminho...porque sim

    a todos aqueles que não tendo um conceito de grupo, se seguem pelos conceitos dos outros

    a todos aqueles que preferem ser orgulhosamente falidos do que humildemente realistas

    a todos aqueles que se julgam reis, mas que não tem reino

    a todos aqueles que em vez de fazerem parte integrante de alguma coisa preferem ser alguém em coisa nenhuma

    mas no fundo faltas ao respeito a todos aqueles
    que não tendo coragem para fazer se acobardam e perguntam...como?

    ResponderEliminar
  13. http://www.youtube.com/watch?v=suBWZaQkIAg&feature=player_embedded#at=214

    http://pnvelhaguarda.blogs.sapo.pt/

    São tripeiros, SÃO, não gosto deles, NÃO GOSTO, o clube está na merda, ESTÁ, fizeram alianças com os andrades para caçarem dos nossos, FIZERAM, respeito-os, MUITO, por deslocações que em tempos lá se fizeram e davam pica, por serem poucos mas serem duros. Como estes temos o exemplo dos South Side Boys, http://velhaguardascf.blogspot.com/, mesmo na divisão em que o clube caiu estão lá, provavelmente melhor que em certas alturas de 1ª Divisão.

    Rui Damaia

    Grande abraço a todos, um bom ano com muita saúde e tudo de bom. Longe mas perto.

    ResponderEliminar
  14. Pergunta para o administrador do blog..

    Qual é teu grupo português preferido actualmente? Eu sei que numa entrevista já te fizeram uma pergunta destas e tu disseste que não havia um que te enchesse as medidas a todos os niveis, mas de certo que deves ter um ou mais preferidos..responde por favor

    Tiago

    ResponderEliminar
  15. AS VOSSAS REGRAS PARA NOS .... SAO MERDA!!!!!

    ResponderEliminar
  16. Bom texto, concordo, tal como em Itália a repressão por cá tem vindo a aumentar. É nosso dever, enquanto Ultras, enquanto claqueiros, casuais o que quiserem chamar, ou seja os que apoiam as suas equipas de pé o jogo todo, com cantigos, bandeiras, estandartes, etc.. combater o futebol moderno.

    Honra e Tradição
    Portugal por Nação
    Benfica 1992

    ResponderEliminar
  17. www.1mododevida.wordpress.com

    Este blog já está lá. Divulga sff ;)

    VSC

    ResponderEliminar
  18. Tiago. Actualmente não ha nenhum Grupo que veja como sendo uma referencia completa do movimento, nem lá fora, nem muito menos em Portugal.

    ResponderEliminar
  19. Mas eu não estou a dizer para dizeres um que seja uma completa referência no movimento em portugal para ti, estou a dizer um que aprecies actualmente, mesmo com coisas que não gostes neles.

    Tiago

    ResponderEliminar