sábado, 19 de dezembro de 2009

Benfica-FC Porto: Policias são a maior preocupação das claques.


Depois de ouvir as declarações proferidas em conferencia de imprensa da PSP, dei por mim a pensar que a maior preocupação de um adepto de futebol que se desloque a um jogo como o deste Domingo, considerado de alto risco, é o "comportamento desviante" de alguns agentes de autoridade.
As constantes noticias sobre agentes policiais envolvidos em crimes não pode deixar de nos preocupar enquanto "cidadãos normais" que somos.
Quando num estadio de futebol se juntam cerca de 600 policias, quantos deles não serão um mau exemplo para a instituição que representam? Quantos deles não estão mal preparados psicologicamente para lidar com molduras humanas deste calibre?
Basta percorrer os jornais diáriamente ou fazer uma busca no google para encontrar varios casos, passados em Portugal, que nos pode deixar a pensar se estamos realmente seguros quando abordados por alguns agentes.
A Amnistia Internacional relata todos os anos varios casos passados em Portugal e até o Director Nacional da PSP anunciou a expulsão de mais de 3 dezenas de agentes da corporação envolvidos em crimes, provados em tribunal.
Preparar a opinião publica para os perigos das claques legitíma mais um dia de bastonadas, algumas delas merecidas, muitas delas desproporcionalmente aplicadas.
Somos todos bons até prova em contrario, ou seremos todos maus até prova em contrario?
Não desculpando excessos, quem devera ser o primeiro a dar o exemplo?
Só um "aparte": O Senhor Armando Vara não foi um dos principais impulsionadores e mentores do famigerada lei "anti claques"?
É caso para dizer que "no melhor pano cai a nodoa".

4 comentários:

  1. o que axaste da prestação dos diabos?

    ResponderEliminar
  2. Novas funcionalidades na Gloriosasfera com destaque para a inserção de um chat e a possibilidade de visitar alguns sites de informação desportiva sem sair da página.

    Os votos de um Glorioso Natal para todos os Benfiquistas

    ResponderEliminar