domingo, 27 de dezembro de 2009

Em Lisboa O Céu Tem Outra Cor!...


Não eramos mais de 15, aqueles que nos enfiámos no comboio rumo ao Porto.
Estavamos em 1995 e o Benfica ia jogar ás antas numa deslocação sempre complicada. Sem comboios especiais, se querias ir ias no de carreira, sem escoltas e sem sectores separados e reservados, em que ficavas na superior norte no meio dos andrades á tua sorte e a contar com o teu cabedal (ou com a falta dele)!
Nesse ano ficamos na parte superior da bancada, ecostados á central do lado da arquibancada. O Benfica perdeu o jogo por 3 a 0 e as coisas na bancada e cá fora nem correram assim tão mal.
Na entrada das equipas os SD fizeram uma coreografia que consistia em cartolinas azuis claras e azuis escuras, acompanhadas por estrelas e um sol no meio da superior. Basicamente o céu de dia e de noite.
na segunda volta do campeonato, decidimos fazer uma coisa que acho que aconteceu pela primeira vez em Portugal: Uma coreografia resposta á dos nossos rivais, na primeira volta.
Cartolinas vermelhas espalhadas por toda a central da Luz, acompanhadas por umas estrelas brancas de varias dimensões em esferovite. A acompanhar a coreografia exibiiu-se a frase: EM LISBOA O CÉU TEM OUTRA COR!!...
Os Diabos deram um passo em frente na concepção de coreografias neste jogo. Pouco tempo antes, pouco mais que uma tochada e muitas bandeiras se podiam exibir na central da Luz. Os sócios do clube que habitualmente ocupavam os sectores junto da claque não estavam habituados a estar envolvidos na elaboração de tifos e isso foi um obstaculo que se venceu neste jogo. Para terem noção de uma das maiores dificuldades da altura, imaginem o que era distribuir as cartolinas, uma a uma, cerca de 30 minutos antes das equipas entrarem em campo, isto porque não existiam (felizmente) cadeiras e era impossivel deixar as cartolinas na bancada de betão.
Nesse dia, como já disse, vencemos esse desafio... esse e o outro, no relvado vencemos por 2 a 1.
Nessa altura pelo Benfica e pelos Diabos até mudávamos a cor do céu!!

6 comentários:

  1. Outros tempos... tempos esses que tenho pena de não ter vivido. A distância e a idade era complicado mas orgulho-me do (pouco)que vivi e que vivo junto dos amigos da bancada.

    ResponderEliminar
  2. Amigo desculpa a correcção as estrelas eram de esférovite

    ResponderEliminar
  3. Sim, tens razão, eu sei disso.
    Pensei numa coisa e escrevi outra.

    ResponderEliminar
  4. É pena que já não haja uma referência do tifo em Portugal como havia dantes os Diabos... Infelizmente tudo isto tende a morrer

    Continua a postar histórias destas no blog

    VSC

    ResponderEliminar
  5. Os miticos Diabos Vermelhos sempre lideraram em tifos, o nome fica e cabe a nós defendermos os Diabos V e acima de tudo o BENFICA e a nação portuguesa.
    Cumps

    ResponderEliminar
  6. nao existiam cadeiras??...entao o cimento estava pintado de vermelho, valor ao que tem valor , mas adornar as "estorias" e viver do passado NAO..para é morrer !! eu abraço o seculo xxi...pq raio hei de eu tar sentado no cimento, alias fico smp de pe ! mas serei + ultra por apanhar chuva?!? carrega benfica seculo xxi...

    ResponderEliminar