sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Outros Derbys (ou ONDE É QUE TU ESTAVAS EM 1993?!!)

"em 93/94... no derby lisboeta dessa época os Diabos espantaram tudo e todos com uma espectacular coreografia com cerca de 150 bandeiras gigantes, nesse jogo até quem lhes tinha passado a "certidão de óbito" não resistiu a aplaudir." in:diabos1982.pt/



17 de Dezembro de 1993. Dois ou tres dias antes o Cherbakov tinha acabado, ele próprio, com a sua carreira de futebol.
Estava um frio de rachar na Luz, tinhamos estado grande parte do dia a pendurar faixas e a montar as bandeiras novas que finalmente tinham chegado.
Há muito tempo que não tinhamos hipotese de apresentar uma "novidade" assim tão evidente a nivel de material. O dinheiro não abundava e as formas de o ganhar tambem não. As bandeiras não cairam do céu mas quase.
Como não tinhamos computadores, foi no extirador do Nuno, no Pombal em Almada, que nasceu o esboço "á escala" do que se pretendia para as bandeiras. O simbolo do Benfica, que ficava no centro do projecto foi recortado, ou de um jornal ou de uma revista "Benfica Ilustrado" (quase de certeza que foi da revista).
Foi no aquecimento das equipas que aquele mar de bandeiras surgiu pela primeira vez deixando todo o Estadio a olhar para a Curva Norte. Lembro-me de ver pessoal a correr para o nosso topo a perguntar "ha ai alguma que eu possa abanar?". Foi brutal!!
Um dos meus correspondentes tripeiros (ya na altura não se trocavam ameaças nos chats
da net, trocavam-se fotos, cachecois e autocolantes via postal) disse-me "Pareciam os TITO" e vocês não têm a noção do que isso significou para mim. Ouvir um dos maiores rivais a referir-se a nós, comparando-nos com um dos melhores Grupos de sempre.
Acho que desde o inicio do aquecimento, até ao recolher das equipas ao balneario, e ao voltar a ver as equipas a entrar em campo, as bandeiras não pararam de ondular na Norte. A unica diferença foi o acender das tochas na entrada "oficial" das equipas.



Mais uma vez me socorro, e por isso agradeço, do blog Memoria Gloriosa, para sacar este video onde se podem ver os golos da vitória e algumas imagens dos Diabos nos festejos do segundo golo, o de mais uma vitória sobre os verdes.

10 comentários:

  1. em 93 ainda nao andava nos diabos, mas lembro-me bem dessas bandeiras
    penso que no ultimo campeonato, lembro-me de ver pendurada numa janela na Pontinha uma dessas.
    se bem sei, algumas delas foram sendo oferecidas a alguns elementos do grupo.
    infelizmente, nao fui um dos "premiados"

    ResponderEliminar
  2. Lameira sei que já não fazes parte dos Diabos, mas o que achaste do tifo que eles fizeram no jogo com o Guimaraes, para celebrar os 27 anos de existencia?

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Velhos tempos amigo...
    Tempos em que havia a humildade e o respeito para reconhecer o bom trabalho feito, mesmo que esse trabalho fosse feito por um "adversário"
    Tempos em que os "patrocinios" serviam para defender os intereses do grupo, e não os intereses de alguém...

    ResponderEliminar
  4. ja conhecia a imagem a muito tempo mas agora tenho quem me saiba responder a esta pergunta:

    as curvas leoninas tao na parte de baixo e os D.V. na de cima, mas da a entender q estao quase ao alcance de 2 metritos.... é mesmo como parece?

    ResponderEliminar
  5. Não são 2 metritos, mas são 2 sectorzitos.
    O sector visitante ficava ali mesmo ao nosso lado nesta altura.

    ResponderEliminar
  6. Com voces tao perto havia muita merda?

    ResponderEliminar
  7. "ONDE É QUE TU ESTAVAS EM 1993?" E tu? Onde tens estado em ..2007, 2008, 2009 com os Diabos a degradarem-se e tu que tantas gostas daquilo que fazias parte, nada fazes enfim... és igual aos "outros"..

    ResponderEliminar
  8. Boas Lameira.
    Desde sempre ouvi que na altura em que lideravas os Diabos havia muita politica na curva.
    Alguma vez a politica se sobrepôs ao BENFICA?
    Se não quiseres publicar nem falar sobre isto é na boa.
    Abraço com admiração

    ResponderEliminar
  9. Resposta ao anonimo das 18.18h:

    Havia algum arremesso de tochas ou moedas e isqueiros mas nada demais.
    Na foto parece mais perto do que realmente era.

    Resposta ao John:

    Quando pergunto "onde estavas" é na esperança de receber uma resposta tipo: "estava no jogo e vivi isto e aquilo". "Lembro-me disto e daquilo".

    Onde eu estou desde 2005? Sector 25, Piso 0, Bancada Norte da Luz.
    Sabes porque? Duvido.
    Deixo degradar os DV? Não me parece. Afinal de contas o mau sou eu. Deixei o Grupo com massa humana, com massa no banco (muita), com muito material para usar na bancada, e com muito material para efectuar receita.
    Para ser igual aos "outros" teria que la estar a pactuar com o cancro e não estou. os que ficaram a pactuar não ficaram sem o meu aviso.
    Estou errado? esta a vista de todos, INFELIZMENTE, que não.

    Resposta ao anonimo 11.50:

    Ouves dizer isso e deves ouvir muitas outras coisas que são meias verdades.
    A politica que existiu em tempos, foram casos exporadicos. Situações que aconteceram nos DV como aconteceram sem grande relevancia ideologica em quase todos os Grupos durante os anos 90.

    ResponderEliminar
  10. como achas que estao os diabos neste momento lameira abrc

    ResponderEliminar