quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Bom Fim De Semana - Bom Ano 2010

GRANKAPO - Life Waits For No Child

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Ainda O "Comportamento Desviante" ...


... de alguns elementos da PSP.
OK, podem até dizer, "lá esta ele a bater na mesma tecla", mas como quem não se sente não é filho de boa gente, ou como há que separar o trigo do joio, ou não pode pagar sempre o mexilhão, entre outros ditados populares ou frases feitas do nosso Portugal, eu não me apetece mesmo calar.
Não, pelo menos, enquanto me lembrar que no classico de ha poucos dias o que mais preocupava o responsavel da PSP eram os membros das claques e os seus comportamentos desviantes.
Como se veio a constatar, o classico decorreu sem incidentes de maior, excepção feita ao comportamento desviante de um tal Hulk e Cia Lda no tunel de acesso aos balnearios da Luz. Mas pelos vistos a pessoa em causa esta suspensa preventivamente, apenas, e duvido que venha a ficar impedido de entrar em estadios de futebol ao abrigo da lei 16/04.
Não houve uma unica noticia sobre o bom comportamento dessa "gente" que apoiou as suas equipas no estadio da Luz, vestissem de azul ou de vermelho.
Lembrei-me deste assunto hoje, ao ler no Correio da Manha a noticia sobre o envolvimento de policias no roubo de 10 Kilos de ouro. Não me ocupou a cabeça o dia todo, porque realmente tenho mais que fazer, mas dou por mim a pensar como se pode bater sempre e sempre no tema das claques quando dentro da casa deles existem casos como estes?
Existe muita coisa mal feita no movimento Ultra, mas tambem existe muita "mea culpa" da nossa parte, Ultras e Adeptos, quando deixamos que nos pisem constantemente e não fazemos nada para o contrariar.
Sinto-me injustiçado quando oiço palavras insultuosas sobre as "claques" e sinto-me impotente ao ver a "impotencia" dos Grupos perante estas acusações. Os Grupos perderam o sentido critico? Perderam a capacidade de fazer ver o que valem e porque motivo ali estão?
Se não defenderes o teu nome quem o defenderá?
Demonstrem com CLASSE e RESPEITO que os GRUPOS merecem ser RESPEITADOS pelo que fazem e representam. Não percam a capacidade INTERVENTIVA e SOCIAL dos Grupos.
Quer os "engravatados" deste país queiram, quer não queiram, os Grupos EXISTEM e têm peso na vida dos clubes e na vida de muitos jovens, ou menos jovens, que nada vêm nesta sociedade hipocrita e encontram no Grupo o seu GRUPO.
Marginalizar os Grupos só nos vai continuar a unir no "nosso mundo desviante" mas que é nosso e que para nós é quase perfeito.
Nós de um lado, eles do outro!

domingo, 27 de dezembro de 2009

Em Lisboa O Céu Tem Outra Cor!...


Não eramos mais de 15, aqueles que nos enfiámos no comboio rumo ao Porto.
Estavamos em 1995 e o Benfica ia jogar ás antas numa deslocação sempre complicada. Sem comboios especiais, se querias ir ias no de carreira, sem escoltas e sem sectores separados e reservados, em que ficavas na superior norte no meio dos andrades á tua sorte e a contar com o teu cabedal (ou com a falta dele)!
Nesse ano ficamos na parte superior da bancada, ecostados á central do lado da arquibancada. O Benfica perdeu o jogo por 3 a 0 e as coisas na bancada e cá fora nem correram assim tão mal.
Na entrada das equipas os SD fizeram uma coreografia que consistia em cartolinas azuis claras e azuis escuras, acompanhadas por estrelas e um sol no meio da superior. Basicamente o céu de dia e de noite.
na segunda volta do campeonato, decidimos fazer uma coisa que acho que aconteceu pela primeira vez em Portugal: Uma coreografia resposta á dos nossos rivais, na primeira volta.
Cartolinas vermelhas espalhadas por toda a central da Luz, acompanhadas por umas estrelas brancas de varias dimensões em esferovite. A acompanhar a coreografia exibiiu-se a frase: EM LISBOA O CÉU TEM OUTRA COR!!...
Os Diabos deram um passo em frente na concepção de coreografias neste jogo. Pouco tempo antes, pouco mais que uma tochada e muitas bandeiras se podiam exibir na central da Luz. Os sócios do clube que habitualmente ocupavam os sectores junto da claque não estavam habituados a estar envolvidos na elaboração de tifos e isso foi um obstaculo que se venceu neste jogo. Para terem noção de uma das maiores dificuldades da altura, imaginem o que era distribuir as cartolinas, uma a uma, cerca de 30 minutos antes das equipas entrarem em campo, isto porque não existiam (felizmente) cadeiras e era impossivel deixar as cartolinas na bancada de betão.
Nesse dia, como já disse, vencemos esse desafio... esse e o outro, no relvado vencemos por 2 a 1.
Nessa altura pelo Benfica e pelos Diabos até mudávamos a cor do céu!!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Boas festas!!



Esta é a imagem de um postal que era habitualmente enviado para todos os Diabos nesta altura do ano.
Uma recordação e uma peça de colecção.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Benfica-FC Porto: Policias são a maior preocupação das claques.


Depois de ouvir as declarações proferidas em conferencia de imprensa da PSP, dei por mim a pensar que a maior preocupação de um adepto de futebol que se desloque a um jogo como o deste Domingo, considerado de alto risco, é o "comportamento desviante" de alguns agentes de autoridade.
As constantes noticias sobre agentes policiais envolvidos em crimes não pode deixar de nos preocupar enquanto "cidadãos normais" que somos.
Quando num estadio de futebol se juntam cerca de 600 policias, quantos deles não serão um mau exemplo para a instituição que representam? Quantos deles não estão mal preparados psicologicamente para lidar com molduras humanas deste calibre?
Basta percorrer os jornais diáriamente ou fazer uma busca no google para encontrar varios casos, passados em Portugal, que nos pode deixar a pensar se estamos realmente seguros quando abordados por alguns agentes.
A Amnistia Internacional relata todos os anos varios casos passados em Portugal e até o Director Nacional da PSP anunciou a expulsão de mais de 3 dezenas de agentes da corporação envolvidos em crimes, provados em tribunal.
Preparar a opinião publica para os perigos das claques legitíma mais um dia de bastonadas, algumas delas merecidas, muitas delas desproporcionalmente aplicadas.
Somos todos bons até prova em contrario, ou seremos todos maus até prova em contrario?
Não desculpando excessos, quem devera ser o primeiro a dar o exemplo?
Só um "aparte": O Senhor Armando Vara não foi um dos principais impulsionadores e mentores do famigerada lei "anti claques"?
É caso para dizer que "no melhor pano cai a nodoa".

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

MOZER 2 vs Fernando Couto 0 (ou ONDE É QUE TU ESTAVAS A 6 Fevereiro 1994?!!)



Impulsionados pela boa prestação do Benfica no campeonato e pela vontade de dar a volta á situação em que o Grupo se encontrava, lá pusemos mãos á obra para fazer algo de especial para este jogo.
Umas semanas antes, numa viagem a Vila Nova de Gaia, fomos, eu e o mano Mota, em busca de um sonho: O primeiro cachecol Oficial dos Diabos Vermelhos.
Depois de uma viagem que começou em Sta Apolonia ás 00h e acabou em Campanha as 07h, lá nos mandámos á procura de Vilar de Andorinho.
Uns rabiscos num papel levavam a nossa ideia inicial para o cachecol do Grupo, depois de lá chegados e já dentro da fabrica vimos um Bulldog num cachecol que tinha sido feito para as Brigadas do Maritimo.
As nossas ideias mudaram ali e assim nasceu o nosso primeiro cachecol, pago atraves de um emprestimo conseguido num banco de Oeiras. 120 contos (600 euros) pagos em prestações.



Foi tambem no Porto nesse dia que conseguimos fazer uma encomenda de potes de fumo e de tochas que viemos a utilizar no jogo. Alem da foto passem os olhos por 3 segundos destes video, entre os 11 e os 14 segundos, para ver o efeito final.



Juntámos aos fumos as bandeiras aos quadrados e as bandeiras gigantes do Grupo. Resultado final MUITO BOM.
O Benfica venceu o jogo por 2 a 0, com golos de Ailton e de Rui Costa.
Assim se virou mais uma página da nossa história.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Outros Derbys (ou ONDE É QUE TU ESTAVAS EM 1993?!!)

"em 93/94... no derby lisboeta dessa época os Diabos espantaram tudo e todos com uma espectacular coreografia com cerca de 150 bandeiras gigantes, nesse jogo até quem lhes tinha passado a "certidão de óbito" não resistiu a aplaudir." in:diabos1982.pt/



17 de Dezembro de 1993. Dois ou tres dias antes o Cherbakov tinha acabado, ele próprio, com a sua carreira de futebol.
Estava um frio de rachar na Luz, tinhamos estado grande parte do dia a pendurar faixas e a montar as bandeiras novas que finalmente tinham chegado.
Há muito tempo que não tinhamos hipotese de apresentar uma "novidade" assim tão evidente a nivel de material. O dinheiro não abundava e as formas de o ganhar tambem não. As bandeiras não cairam do céu mas quase.
Como não tinhamos computadores, foi no extirador do Nuno, no Pombal em Almada, que nasceu o esboço "á escala" do que se pretendia para as bandeiras. O simbolo do Benfica, que ficava no centro do projecto foi recortado, ou de um jornal ou de uma revista "Benfica Ilustrado" (quase de certeza que foi da revista).
Foi no aquecimento das equipas que aquele mar de bandeiras surgiu pela primeira vez deixando todo o Estadio a olhar para a Curva Norte. Lembro-me de ver pessoal a correr para o nosso topo a perguntar "ha ai alguma que eu possa abanar?". Foi brutal!!
Um dos meus correspondentes tripeiros (ya na altura não se trocavam ameaças nos chats
da net, trocavam-se fotos, cachecois e autocolantes via postal) disse-me "Pareciam os TITO" e vocês não têm a noção do que isso significou para mim. Ouvir um dos maiores rivais a referir-se a nós, comparando-nos com um dos melhores Grupos de sempre.
Acho que desde o inicio do aquecimento, até ao recolher das equipas ao balneario, e ao voltar a ver as equipas a entrar em campo, as bandeiras não pararam de ondular na Norte. A unica diferença foi o acender das tochas na entrada "oficial" das equipas.



Mais uma vez me socorro, e por isso agradeço, do blog Memoria Gloriosa, para sacar este video onde se podem ver os golos da vitória e algumas imagens dos Diabos nos festejos do segundo golo, o de mais uma vitória sobre os verdes.