segunda-feira, 8 de junho de 2009

O PORQUÊ DAS COISAS - PARTE 2 - "Connosco quem quiser; Contra nós quem puder!!"

Época 92/93 em tempo de eleições para a Direcção do Sport Lisboa e Benfica.
Candidatos? Jorge de Brito e Alexandre Alves, o homem dos "ares condicionados" Fnac.

Tempo de eleições, altura mais que oportuna para se apoiar devidamente as claques do clube, aquelas mesmas que são esquecidas durantes meses e anos, mas que na altura da campanha são sempre um braço importante. Curioso, será por isso que no visor do meu telemovel aparecem numeros de pessoas com quem eu não tinha contacto ha mais de 3 anos?!! Adiante, isto é apenas um aparte sem importancia.

Voltando á parte dos apoios ás claques... viagem a Barcelona, Taça dos Campeões Europeus, aquela que só os CAMPEÕES podiam ganhar, carrinha oferecida por um apoiante de uma candidatura, bilhetes oferecidos por outro, dinheiro para o gasoleo por outro e esta feito. Não obstante a tanta oferta a minha viagem custou-me 16 contos, 80 euros nos dias que correm. Um preço aleatorio segundo me contou o meu companheiro de viagem da divisão magica de Odivelas. Ah já me esquecia paguei 12 contos pelo bilhete...

Adiante. Lá nos fizemos á estrada, muita estrada, muitas peripécias, muitas historias para contar. Chegádos a Barcelona lá fomos até ao estadio para ver o que se passava por ali, aquela hora da manha, nada ainda.

Uma voltinha no El Corte Ingles revelou-se um passo importantissimo na filosofia adoptada e na historia do Grupo. Junto ás caixas registadoras onde se pagavam os tacos de baseball que alguns se puderam dar ao luxo de comprar, estava um normal expositor de porta chaves, um deles se destaca pelos seus dizeres. Na frente, a circular uma caveira num fundo preto lia-se PATRIA OU MUERTE - PRIMERA LINEA. Atrás fundo vermelho, letra dourada a circular uma mão, assim rezava: CON NOSOTROS QUIEN QUIERA... CONTRA NOSOTROS QUIEN PUEDA... era mesmo aquilo, estava dado o mote.

Para um Grupo que tinha ha poucos meses sofrido uma cisão, para um Grupo que passou a contar com meia duzia de seguidores, para um Grupo que quase tudo perdeu, encontrar aquele lema revelou-se montar um verdadeiro cavalo de batalha.

Foi assim e a partir desse dia, e dessa viagem, que se adoptou o lema principal dos Diabos. CONNOSCO QUEM QUISER, CONTRA NÓS QUEM PUDER.

Fechar o Grupo, definir objectivos, ver quem quer estar, quem quer fazer algo e não dar demasiada importancia ao que nos tenta afectar vindo de fora são as opções tomadas.

Foi dentro deste espirito e com muito sacrificio que o Grupo se manteve numa travessia do deserto que durou umas épocas. Poucos mas... amigos ou pelo menos unidos em torno de um ideal era o que fazia toda a diferença.

Dai a diante tudo podia acontecer, e aconteceu mesmo.

2 comentários:

  1. Pois é amigo as eleições são as melhores amigas das claques (em época de eleições os "nossos gritos de guerra" podem ser entuados sem terem qualquer conexão politica...)
    Lembro-me prefeitamente dessa viagem,lembro-me perfeitamente dessa campanha eleitoral, entravamos numa sede de campanha e era a puta da loucura "CHEGARAM OS RAPAZES DOS DIABOS"...mandavam vir creveja e até podiamos escolher a marca,o dinheiro para o gasoleo " SE QUIZEREM PODE SER EM PESETAS ..."
    Lembro-me de quem fez algumas "ofertas",mas não é muito correcto falar em nomes
    Apesar de ser uma carrinha de 9 lugares os preços praticados eram iguais aos das companhias de aviação, havia a classe económica e a classe executiva...eu viagei na mala, pois só paguei 5 contos,25 euros ao cambio actual...ah e não paguei o bilhete (que custava 9 mil e tal pesetas o que dava perto de 12 contos)
    Quanto a viagem tudo em grande, as peripecias, as birras dum menino,as histórias para contar, as birras dum menino,um dia enesquecivel em andorra,as birras do mesmo menino...enfim.
    Passados todos estes anos atrevo-me a dizer que foi essa viagem que manteve os Diabos vivos.

    AH...o meu porta-chaves (tal como os outros adquirido de uma forma não muito ética)está em melhor estado do que o teu,numa o usei fiz dele uma especie de reliquia.. e já to ofereci uma vez...tu é que não o aceitas-te

    ResponderEliminar
  2. O preço da viagem variava porque determinada pessoa precisava de equipqr um citroen ax com um autorádio JVC topo de gama de painel bascolante com um potente leitor de...cassetes

    ResponderEliminar