terça-feira, 9 de junho de 2009

DOC DEVIL - A mascote.


A ideia já tinha algum tempo, mas a falta de jeito para o desenho e a falta de disponibilidade de alguem que soubesse desenhar para desenvolver a ideia foi adiando o projecto.


No jogo de apresentação da época 2001-2002 tivemos então a hipotese de mostrar ao mundo o DOC DEVIL.
Depois dos jogadores do plantel e os reforços da época terem sido apresentados, eis que no Sector Ultra surge o nosso reforço da época, a custo zero, e com grande dose de amor á camisola.
Equipado á Benfica, "percorreu" a passadeira vermelha até ao relvado da Luz.

Qual era a ideia e o proposito?
Alem de fazer algo inovador em Portugal, algo que nunca tinha existido e sendo o simbolo do Grupo um simbolo estilizado, estático, sem hipotese de mostrar qualquer tipo de emoção, a ideia era criar um personagem que tivesse a ver com o Grupo, que fosse facilmente desenhado, por quem sabe, tendo traços basicos e simples.
A partir desse personagem podiamos explorar ideias, fossem elas para coreografias, fosse para fazer material da claque.



Tudo aquilo que foi feito tanto a nivel de material de apoio, bandeiras estandartes, como de merchandise, t-shirts, cachecois etc e principalmente a nivel coreografico não teria dado a hipotese de tanta criatividade se uma personagem como esta, mesmo não sendo esta, não existisse.
A criação do Doc Devil deu amplitude a varias ideias que se calhar não tinham forma de ver a luz do dia se não tivessem algo onde "encarnar".

O Doc Devil nunca teve como função eliminar o simbolo do Grupo, a identidade do Grupo sempre se manteve com a utilização do chamado "Simbolo Oficial" mas o que tinha surgido era apenas e só uma "mascote".

Terá sido uma má ideia? Talvez sim então QUEIMA-SE o gajo!!
Deviam ter-se lembrado era daquela frase: "O UNICO FOGO QUE NOS CONSOME É TER NA ALMA A CHAMA IMENSA"

ALGUMAS IDEIAS CONCRETIZADAS:

Doc Devil - Diabos Alentejo - Existiu em t shirts.
Campanha de manutenção da secção de Hoquei do Sport Lisboa e Benfica, quando a Direcção do clube queria acabar com a modalidade.
Este desenho existiu em t shirts que foram vendidas no intuito de dar os lucros á secção de Hoquei.
T-shirts para o nucleo RAMS - Madeira.

Desenho utilizado em t shirts e diverso material de bancada.

PROJECTOS NUNCA CONCRETIZADOS:
(Alguns destes desenhos estou a mostrar pela primeira vez)
Desenho pensado para fazer uma coreografia na inauguração da nova Luz.
Desenho para a união dos nucleos Algarvios.
Desenho para uma t shirt nunca feita:

Desenho pensado para uma coreografia onde o Doc surgia junto dos principais monumentos de Lisboa. Alem deste com o Cristo Rei existe outro com a Sé de Lisboa e outros mais...

3 comentários:

  1. Impecável amigo!

    São essas histórias que por vezes chegam aos ouvidos sem confirmação mas agora tudo se vai esclarecendo, ou conhecando, como é o meu caso também.

    Este é um blog importante para quem quer conhecer um bocado de história de um grupo que foi sendo sustentado por boas pessoas, pessoas competentes, dedicadas e sem contrapartidas a não ser nódoas negras, cadastros para safar amigos, problemas, dores de cabeça etc.

    Para se construir um futuro não se pode esquecer o passado.

    Cntinua ;)

    ResponderEliminar
  2. Foi sem duvida uma grande ideia que teve grande impacto. Nao sabia a sua história!!!
    Até agora blog com histórias marcantes desde o lema, agora o doc devil..as coisas têem um porque e uma história e isso ja mais será apagado.

    ResponderEliminar
  3. www.ultras-zone.blogspot.com

    ResponderEliminar