sábado, 13 de junho de 2009

A FAMILIA


Entrar num Grupo Ultra pode ser uma opção consciente para alguns de nós ou pode, pura e simplesmente, acontecer só porque sim.

Esta opção revela-se para muitos como um ultimo reduto naquilo que são coisas nas quais acreditar. Achas isto demasiado radical? Pois eu passo a fundamentar a minha afirmação.


Numa sociedade/estado que de há alguns anos para cá se revela uma sociedade egoista, egocentrica, incapaz de criar reais laços de união entre as pessoas são as pessoas que acabam por criar os seus Grupos "marginais" aos olhos dos ditos normais.

Numa sociedade onde pedofilos, corruptos, vigaristas, mafias "legais" e demais gente bem vista e bem vestida governa os destinos de um povo. Numa sociedade onde a escola nem sequer ensina, muito menos educa. Numa sociedade onde a religião te leva a guerras denominadas de "santas" e ainda te cobra a dizima... Onde se vai um jovem "agarrar"?


Acreditei durante anos que um GRUPO, com letra grande, se pode substituir a todas estas coisas. Acreditei sempre que aquilo que te falta na sociedade normal te pode ser "dado" de certa forma, pela comunhão de um ideal e de uma forma de estar. Acreditei que as dificuldades do dia-a-dia podem ser superadas com a ajuda dos teus amigos, os teus irmãos, os teus camaradas de Curva.

Muitos de nós tivemos o previlégio de viver os anos de ouro da nossa Familia, grande, unida, numerosa. Durante esse tempo desenvolvemos formas de agir, formas de comunicar, formas de apoiar envoltas numa magia inigualavel. Podia até ser melhor em outros Grupos, igual não era de certeza pois eramos UNICOS.


O Domingo passou a ser 7 dias por semana, dia a dia, hora a hora, havia sempre algo a fazer, algo a preparar e mesmo quando não havia algo se inventava.

Viver uns para os outros, administrar o nosso funcionamento de forma a facilitar todos os nossos movimentos. Criar formas de superar as dificuldades que nos tentavam deter, era a nossa luta diaria.


Bilhetes caros, tornavam-se baratos. Viagens longas, tornavam-se curtas. Uma sandes dava para 3 ou 6. Uma cerveja nunca faltava e um masso de tabaco dava para um autocarro inteiro.

Aniversarios, casamentos ou funerais eram vividos de forma unica. Todas as semanas havia um jantar em casa de alguem, ou no bairro de outrem.


Isto não é utopia, isto não é irreal, isto era a nossa realidade durante muito tempo. So por memoria fraca, inveja ou sabe-se lá porque se pode por isto em causa. Talvez nunca tenham mesmo feito parte da Familia.


Quando um Grupo chega a este ponto, quando um Grupo se consegue fechar e depender apenas e só de si, pode considerar ter chegado ao ponto fulcral da solidariedade entre os seus membros. Quando um Grupo esta aqui, esta no topo da comunhão e tudo o resto que poderá faltar virá por acrescimo... ou não.


Como em tudo não ha bela sem senão. Vaidades pessoais, negocios, dependencias financeiras ou de imagem, vontade de estar mais alto, a necessidade de pisar os outros. Tudo isso pode subverter completamente aquilo pelo qual alguns lutam enquanto os outros lucram com isso. É nessa altura que o Grupo ou se deixa corromper e se verga aos interesses da sociedade/estado que o marginaliza, ou ataca e expulsa o cancro que o tenta corromper.


Todas as Familias tem as suas "ovelhas negras" mal das Familias em que as "ovelhas negras" dominam. O estado das coisas está a vista.


A questão é simples. Quando nasces não escolhes a Familia onde isso acontece mas quando estas no teu Grupo, podes sentir que fazes parte da Familia e essa Familia foi a tua escolha e é pelas tuas escolhas que deves lutar. Lutar por ti, lutar pelos teus, lutar por um ideal.

O que tem isto a ver com um Grupo Ultra? Com o teu não sei, com o meu tem tudo. No meu Grupo Ultra conseguiamos ter tudo de uns para os outros e ainda apoiavamos como ninguem o maior clube do mundo.

Hoje duvido que o faças, conheço as ovelhas como ninguem, e o apoio... esse não se ouve.

Alem disso para apoiar podes estar em qualquer local do estadio mas para ser UM DE NÓS para fazer parte da FAMILIA só ha uma forma!!!

7 comentários:

  1. sabes bem... e apesar de tudo e contra todos vamos mantendo o espírito


    caldas :)

    ResponderEliminar
  2. WOOOOW

    Consigo rever-me nesta cena. Antes de tudo vêm as amizades e com isso, o grupo de amigos lá se vai mentendo firme e resistente a alguns tremores externos de baixissima intensidade.

    Contra tudo e contra todos.

    ResponderEliminar
  3. nao devias ter apagado o post do bessa :(

    ResponderEliminar
  4. Já vai ser posto on line novamente.
    Foi um erro.

    ResponderEliminar
  5. Muito bom o texto
    Muito bom o blog , é certamente o melhor espaço na internet da cena ultra em Portugal
    Parabéns ;)

    ResponderEliminar
  6. O melhor não será nem pretende ser. De qualquer das formas obrigado pelo comentario.
    Gosto de ver os comentarios mas espero que tambem venham as criticas negativas.
    Não se privem de as dar que eu prometo que as publíco.

    ResponderEliminar
  7. sem palavras ate doi o coraçao ver este blog

    ResponderEliminar