segunda-feira, 22 de junho de 2009

Pontos de Vista em 2001

Em 2001, depois de 4 meses de ausencia forçada da curva e dos estádios, bem como te toda a minha vida pessoal, dei um entrevista ao "ultras12" site/forum que existia na altura.
Apesar de a certa altura apelar á não participação de membros dos Diabos nesse forum dada a fantochada que se tornaram os assuntos de discussão, hoje sinto falta de um site ou de um forum onde se leia ou se escreva sobre o que realmente importa ao movimento Ultra.
A ausencia de ideias em detrimento do numero de visitas e a ausencia de moderação nos comentarios dos utilizadores do ultras 12 ditaram o apodrecer de um espaço que poderia ter tido outro fim.
Transcrevo, para este blog, uma entrevista com practicamente 8 anos, não por uma questão de saudosismo mas sim pelo facto de continuar a acreditar no que sempre defendi e pelo facto de continuar a concordar com as respostas que dei. Passados estes anos todos, pouco mudava nas minhas respostas.
Se quiserem aproveitar os comentarios para colocar alguma questão, responderei com todo o gosto.
Boa leitura.

Oct 2, 2001 Autor: Ultras12.com

O Ultras12 entrevistou o presidente dos Diabos Vermelhos. Emanuel Lameira fala-nos da claque mais antiga do Benfica, e um dos mais emblemáticos e históricos grupos de apoio ao clube. Na mesma entrevista, Lameira fala doutras claques, do mundo ultra, da poliícia e de muitos outros aspectos Uma visão importante, sobretudo para os mais novos.

Faz uma retrospectiva destes 19 anos dos Diabos Vermelhos, e compara com o momento actual.

É complicado fazer uma retrospectiva, porque são muitos anos, mas vou dividir em duas partes: desde 1982 até início dos anos 90 a claque tinha um estilo muito próximo do casual, sem organização nem núcleos. No fundo as pessoas juntavam-se para apoiar o clube. No início dos anos 90 passaram a existir núcleos, coreografias, e o grupo cresceu mais em termos oficiais.

Estabelece um balanço da época que passou dos DV em termos de crescimento da claque, coreografias, transfertas, presenças em casa e cânticos.

O ano transacto talvez tenha sido aquele em que a claque mais cresceu em termos de número de sócios oficiais. Passamos de cerca de 700 a 800 sócios para 1400, quase 1500. Foi o ano com maior número de entradas. Ao nível de cânticos, diversificamos bastante e com cânticos menos curtos , que motivam mais a participação de todos e permite um apoio mais contínuo. Em termos de deslocações, os DV estiveram iguais a si próprios, ou seja : presentes em tdos os jogos de todas as competições, fora e em casa. Coreografias: acho que temos mantido o nível, e de ano para ano vamo-nos superando a nós próprios, realizando coreografias mais inovadoras, imaginativas e com mais qualidade. Aliás, a nível coreográfico, sem qualquer desprimor para os outros, penso que somos mesmo o número um em Portugal.

Como estão organizados os DV?

Antes de tudo, estamos constituídos como uma associação. Temos uma Direcção composta por cinco pessoas, apoiada por uma Organização, constituída por 15 a 20 pessoas, das quais fazem parte a direcção e responsáveis dos núcleos e/ou pessoal mais influente nos núcleos. Esta Organização é responsável pelas coreografias e venda de material. Temos reuniões semanais, em que os assuntos tratados são posteriormente divulgados aos restantes membros pelos responsáveis dos seus núcleos. No entanto, qualquer membro pode participar, se assim o desejar.

O que é necessário para constituir um núcleo nos Diabos Vermelhos? Quais os núcleos com maior destaque?

Para formar um núcleo são necessárias no mínimo 25 pessoas incritas dessa zona. A partir daí, podem fazer a faixa, e o núcleo fica oficializado na claque. O número mínimo de inscritos existe para evitar o exagero de faixas, porque senão não há estádio que as aguente. Os núcleos Almada e Seixal têm muita gente, embora não estejam muito organizados. Em Lisboa e arredores também há núcleos importantes, como é o caso do de Olivais, o de Pedernais (50 inscritos com apenas um ano), que é um dos maiores. Também temos núcleos fora de Lisboa que têm um papel muito importante no funcionamento da claque.

E núcleos no Porto, que é no fundo uma das cidades com "adversários" mais complicados do ponto de vista de claques?

No Porto nunca houve núcleos muito organizados, já desde o tempo do núcleo DV Norte. Neste momento temos bastantes inscritos na zona do Porto, Matosinhos, Gaia, Ermesinde e Rio Tinto, mas não estão organizados num núcleo.

Quantos são os sócios registados nos Diabos actualmente?

1700

Portanto são tantos como os Super Dragões... Este ano mudaram de sector. Porquê? Não achas que perderam protagonismo em termos de imagem?

Se esse protagonismo era dado pela televisão, então perdemos ! Mas como não fazemos as coisas com esse intuito, mas sim para animar o estádio, então não perdemos, até pelo contrário. Fomos para um sector maior, em que podemos estar mais à vontade e todos juntos. Podemos estar de pé, sem ter de "levar" com os sócios mais velhos do clube em cima (cativos). Esta nova posição no estádio também nos permite uma maior facilidade nas coreografias, aumentando claramente o seu potencial.

Que relação existe entre a claque e a direcção do clube?

É uma relação normal. Esta direcção tem consciência que nós somos a claque do Benfica. Esse trabalho tem de ser reconhecido e respeitado, o que aliás tem acontecido, numa base de diálogo e respeito mútuo.

Qual a importância da sede para vocês?

A sede é fundamental para o nível de organização dos Diabos, é o local onde reunimos, vendemos material, temos os ficheiros, realizamos inscrições e também onde convivemos. É um orgulho para nós, já que poucas são as claques que têm uma sede como a nossa. Todas as obras e material que lá está foram custeados por nós.

Como funcionam os bilhetes para os jogos? Como se adquirem?

A direcção do clube fornece bilhetes para a claque a um preço especial, e numa determinada quantidade. Nós em reunião fixamos o preço ao qual os vendermos aos nosso associados. A margem resultante é suposta ser para as coreografia, mas nem sempre isso acontece. Como o preço dos bilhetes nos jogos fora é muito elevado, a claque comparticipa com uma parte do preço da viagem, para ajudar aqueles que mais se deslocam. Os bilhetes da claque adquirem-se na sede dos Diabos Vermelhos, mediante a apresentação de cartão de associado.

Como é a relação entre os Diabos e os jogadores do Benfica ? E no caso concreto da época transacta?

Isso varia de ano para ano. Ao longo destes anos houve momentos em que sentiamos que os jogadores também nos sentiam de uma forma muito especial. Havia uma ligação entre a bancada e o relvado muito forte, fosse em que estádio fosse, sentia-se união. A situação de o Benfica estar há muitos anos sem conseguir alcançar os patamares a que estavamos habituados também levou a que muitas vezes apontassemos o dedo à atitude de certos jogadores. No futebol tal como é hoje em dia (indústria), os jogadores já não vestem a camisola por amor ao clube, mas sim por amor ao dinheiro. Sendo assim, eles são os trabalhadores e nós os patrões, já que lhes pagamos os ordenados, com o dinheiro das quotas, dos bilhetes e do material que adquirimos nas lojas do clube. Sob este ponto de vista, só esperamos que eles cumpram as suas funções e tudo corre pelo melhor. O ano passado existiram alguns problemas, porque faltou por parte dos jogadores rigor e principalmente respeito pelas pessoas que sempre apoiaram o clube, como nós. Os Diabos, mesmo quando já não havia nada para ganhar, a não ser feijões, estiveram sempre a apoiar, como por exemplo em Vila das Aves, já no final do campeonato, em que levamos 50 pessoas. Também temos que ver que só este ano já entraram 15 novos jogadores no Benfica, o que faz com que seja complicado manter os contactos com os jogadores. É claro que eles sabem quem são os Diabos Vermelhos, mas só com o tempo nos começam a dar valor e o apoio. Actualmente, os jogadores são muito bem pagos, logo têm de ser bons profissionais e dar o tudo por tudo dentro do campo. Mesmo que percam, têm de sair de cabeça erguida, porque fizeram tudo para ganhar. Se assim for, está tudo bem.

Comenta sucintamente a tua opinião sobre os seguintes grupos:
Kaos Barcelence ?
Lutadores, apoiam um desporto amador em Portugal.
Colectivo Curva Norte ?
Bom espírito.
Fúria Azul ? Bons ultras, fiéis ao clube, mas ao que me parece transmitem uma imagem que não é exactamente aquilo que eles são.
Torcida Verde ? Boas coreografias, muitas ideias, mas mais um grupo que transparece uma coisa cá para fora que na realidade não é.
No Name Boys ? Benfiquistas.
Mancha Negra ?Número um na segunda divisão.
Super Dragões ?Muitos e desorganizados.
Insane Guys Deixei de os ver.
Alma Salgueirista Grupo pequeno e fiel.
Juventude Leonina ?Bastantes, e estão como a equipa. Muitas promessas, pouca força.

O que achas do mundo ultra em Portugal ?

A moda passou. Actualmente só está quem realmente gosta. A moda foi há cerca de 7 ou 8 anos, e durou 3 épocas. Hoje em dia, quem cá anda tem paciência e estômago para ir para o estádio e sofrer com a falta de respeito que as pessoas mostram ter pelas claques. Talvez com o tempo as pessoas mudem a opinião que nutrem pelos grupos e também as claques vão mudando, sendo mais organizadas, animando cada vez mais o estádio e tendo um papel mais activo nos seus clubes.

Quais os grupos amigos e inimigos dos DV?

Não temos amizades oficiais. Dámo-nos bem com quem nos trata bem e dámo-nos mal com quem nos trata mal. O único grupo com que alguns de nós têm uma amizade forte é entre alguns membros dos DV com alguns membros das Brigadas do Espanhol.

Política nas curvas. O que tens a dizer sobre isto em Portugal e nos DV em particular ?
Não existe política nas claques em Portugal, porque não é tradição. Em Espanha já é diferente, acontece bastante, pelas diferenças de cultura, regiões, e por vezes mesmo de origem. Portugal é um país muito pequeno, em que não existem grandes diferenças entre Litoral, Interior, Norte e Sul, tanto a nível político como cultural. Nos Diabos Vermelhos, a maioria do pessoal está-se a borrifar para a política. Temos pessoas de esquerda e de direita, como na sociedade em geral. Ninguém vai para os DV para fazer política. Não se pode dizer que existe política nas curvas, se isso acontecer mais uma questão de exibicionismo do que de coerência por parte dessas pessoas.

Falemos da polícia portuguesa e da sua forma de actuar para com as claques. Achas que tem existido evolução neste campo?

Antes de mais, a atitude da polícia varia imenso com o estádio em questão. Infelizmente as mudanças que temos sentido são sempre para pior. Acho que tem de existir uma reflexão por parte dos agentes de autoridade e até mesmo uma preparação especifica para quem trabalha com as claques. Caso contrário vai-se tornar muito complicado, porque vai chegar o dia em que as pessoas vão dizer basta ! Ninguém trabalha a semana inteira, contribui com os seus impostos para o estado, vivendo em sociedade e em família como qualquer pessoa denominada normal, para ao fim de semana , por fazer parte de uma claque, ser tratado como um bandido e um bandalho pelos agentes de autoridade.

Em Portugal são proibidas tochas e vários efeitos pirotécnicos. Como comentas isso?

Trata-se de uma proibição imposta pelo que é típico no nosso país, "depois de roubados, trancas à porta". Na minha opinião, este tipo de material, desde que usado com cuidado e com conhecimento, não tem qualquer perigo,e traz uma mais valia importante ao embelezamento do espectáculo e da festa do futebol. A questão é que mesmo proibido, as tochas, fumos e petardos continuam a aparecer pelos estádios, pelo que a proibição não me parece uma boa solução. As coisas são feitas, só que às escondidas, e isso é mau, porque muitas vezes pode-se tornar mais perigoso. O que é necessário é consciencializar as pessoas.

Recentemente têm havido lutas mais acesas entre as claques, como faixas roubadas e até mesmo esperas. Achas que isto anima o mundo ultra, ou ao contrário, pensas que afasta as pessoas?

Esperas às claques é uma perda de tempo. Se acontecer é uma coisa, agora fazê-lo premiditadamente não acho correcto. Também não acho que seja bom , porque se calhar as pessoas começam a entusiasmar-se e no futuro isso pode trazer problemas gravíssimos e não há necessidade de chegar a esse ponto. Os grupos devem mostrar a sua superioridade na bancada e não andarem preocupados com o que se passa fora do estádio.

Fala do projecto Internet dos Diabos Vermelhos.

A Internet é mais um projecto, como muitos outros, em que o nosso canal é visto como um meio de conversação. Temos um site, no qual disponibilizamos a maior informação possível, para quem estiver interessado, e no qual é possível comprar o material dos DV online e fazer a sua incrição no grupo. O canal de conversação não é oficial, até porque existem algumas pessoas que lá estão que nem sequer têm nada a ver com os Diabos.

Explica o projecto Docdevil.

O símbolo dos DV é um tanto antigo, em que pouco ou nada se pode inovar. O Docdevil é uma ideia que surgiu e que vai ser explorada ao nível de material e coreografias. O Docdevil é um diabo que vai encarnar os vários estados de espírito que podemos ter. Já fizemos algum material em que o vestimos com o equipamento do Benfica e com calças de ganga atrás de umas grades. O Docdevil continuará a ser explorado nas suas variadas e potenciais vertentes. Será a nossa mascote, coisa que não existe até agora em nenhum grupo português.

Com toda a instabilidade vivida nos últimos tempos no clube, que peso tem uma claque com quase 20 anos de história?

As razões da tua pergunta vêm exactamente no sentido de nós começarmos a utilizar a expressão "o Benfica somos nós". Esta expressão não significa que os outros adeptos ou simpatizantes não o sejam, mas sim que nós encarnamos o verdadeiro espírito e alma benfiquista, quando vamos pelos estádios do país e Europa fora lutar por uma coisa que às vezes nem parece ter luta possível. Mas nós estamos lá, nos bons e nos maus momentos.

Muitas vezes existe a ideia para quem está de fora que existe um ódio profundo entre as claques e a culpa é atribuída aos responsáveis dos seus grupos. Como comentas ?

Eu posso falar por mim. Eu tenho uma relação de respeito com todos os líderes das várias claques. Tem de haver diálogo e saber lutar pelos interesses comuns, independentemente das cores que se veste. Um caso gritante é o preço dos bilhetes, e com os novos estádios para 2004 parece-me que esta realidade vai ser ainda pior. Isto vai-nos custar a todos, pelo que deve ser montada uma campanha concertada pelos vários grupos, no sentido de minorar esses preços.

Mas em concreto, o que se pensa fazer?

Já foram feitos vários protestos: os Diabos faltaram ao jogo do Varzim e a TV também já fez alguns protestos, mas tudo isto são acções individuais, não suficientemente visíveis. Importante seria por exemplo, numa determinada jornada, todos os grupos fazerem uma faixa ou algo no género. Isto não significa que tenhamos de nos dar todos bem, mas sim que nos sabemos unir em prol de um objectivo comum. Com o caminho que isto está a tomar, qualquer dia os adeptos estão fora do futebol. As pessoas ainda não se convenceram que nós estamos de um lado e todos os outros interesses estão do outro. Nós somos a raia miúda do futebol, e quanto mais fraccionados e pequeninos formos, menos força temos. Durante anos e anos, fomos nós que alimentamos o futebol e não podemos permitir que um grupo de engravatadinhos decida sem nos ouvir. Acho inacreditável o rumo que o futebol está a tomar.

Para quando uma associação de claques que possa reivindicar o que já disseste de uma forma oficial?

Para quando não sei. Não acho que seja necessário, até porque seria complicado encontrar uma liderança para essa associação. O que pode ser feito é existir um contacto, quer através de um congresso, ou no site Ultras12, ou até mesmo nas revistas ultras portuguesas, para se tomar uma atitude global.

7 comentários:

  1. Um blog do Lameira. Não tava a espera. Continua!

    ResponderEliminar
  2. Ele Há Blogs Dos DIABOS...! FORÇA, tens aqui um óptimo projecto.

    ResponderEliminar
  3. força para o novo post

    ResponderEliminar
  4. Boas companheiro, descobri hoje este teu blog e é com muito gosto que o vou adicionar aos meu favoritos.

    Abraço
    Nuno - Barrocas
    Almada

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Nuno.
    Já lá vão uns aninhos...

    ResponderEliminar
  6. Boas Lameira descobri agora este blog e só agora me apreçebi de quem era. Posso te confessar agora atraves da Internet que tenho 20 anos e muito antes de entrar pos diabos ja te via na Tv no estadio e eras o meu idolo das claques. Sei que é dificil voltares aos diabos vermelhos de Hoje os Diabos, que eu conheço e me conheçem la. no teu tempo se eu conheçia umas 15 pessoas era muito mas n interessa não quero protagonismo nos dv nem em lado nenhum apenas gostaria de voltar a ver os dv em grande e com força ou então em numero reduzido mas com bastante força o que não aconteçe nos dias de hoje. O que somos hoje em dia é uma claque pequena k tem boas ideias mas uns cagões de primeira que não fazem frente a ninguem e antes não era nada assim havia o tal respeito pelo Nome DIABOS VERMELHOS
    Um sócio do slb e dos Diabos Vermelhos

    ResponderEliminar
  7. LAMEIRA VOLTA PARA OS DIABOS JUNTA O TEU GRUPO E VOLTA NINGUEM PODE TE IMPEDIR DISSO . NÃO VES QUE OS DIABOS QUE TU AMAS ESTÃO ACABAR NÃO HA A NOVA GUARDA QUE REZISTA A UMAS TEMPESTADES...

    DIABOS VERMELHOS

    ResponderEliminar