quarta-feira, 10 de junho de 2009

ONDE É QUE ESTAVAS EM AGOSTO DE 2002??!!

Viagem a Palermo - Inter vs Benfica

Aug 20, 2002

Autor: Direcção DV1982
Inter de Milão vs Benfica
Sicília – Itália

O Benfica marcou o primeiro “teste a sério” da pré época para Itália, o que foi logo um bom motivo para os Diabos marcarem presença. Ir a pátria do Tifo é sempre uma viagem aliciante, para mais num jogo com o Inter de Milão.A partida de Lisboa foi na Quarta feira á noite (17/07), eram cerca das 23 horas quando nos fizemos á estrada.A comitiva foi composta por 9 Diabos, o destino, Palermo na Ilha de Sicília bem no fundo de Itália, para terem uma ideia exacta de onde fica, podemos adiantar que esta Ilha é aquela que fica bem na frente da biqueira da “bota”.A distancia a percorrer prevista, depois de consultar muitos mapas, seriam cerca de 3300 Km´s de carro para cada lado.A primeira noite foi sempre a andar, com pequenas paragens para reabastecer a carrinha e o estômago. De manha, chegámos a Barcelona, local onde estava prevista a primeira paragem, onde nos encontrámos com um grande amigo Ultra do Español, depois de almoço, decidimos passar a tarde naquela cidade, de onde saímos já cerca das 24 horas depois de jantar.Mais uma noite a rolar, nessa noite atravessámos todo o Sul de França, passamos a fronteira para Itália de manha bem cedo, onde pela primeira vez na viagem “levámos” com os carabinieri que fizeram questão de controlar toda a nossa documentação.A viagem corria bem e o tempo era de sobra, em apenas dia e meio chegámos a Itália, faltavam apenas cerca de 800 Km´s para chegar a Reggio Calabria e daí, cerca de 500 até Palermo.Decidimos ir até Florença, onde fomos almoçar em frente ao Artémio Franchi, estádio da Fiorentina. Uma fotografia do Grande Rui Costa que estava nesse restaurante motivou uma conversa com os empregados e proprietários do restaurante, que nos questionaram acerca do nosso destino, ao que nós respondemos.Não sei se foi bom ou mau, o que sei é que aquilo que estava a ser excelente, passou, de repente, a ser um possível pesadelo... Tínhamos previsto atravessar do continente Italiano para a Ilha através de uma ponte que afinal não já não existia... solução?!!! Ir a uma agencia de viagens, marcar a viagem de barco até lá.Até aí menos mau... o pior foi quando o Sr. da agencia nos disse que tínhamos barco no dia seguinte (Sábado) ás 16 horas, em Nápoles, e que a viagem de 9 pessoas com a carrinha no ferry boat custaria 2000 euros, ou seja 400 contos!!!!!Por instantes equacionamos a hipótese de voltar a Lisboa... morrer na praia??!!! Fizemos contas á vida, durante cerca de 2 horas falámos e pensámos nas mais diversas hipóteses para chegar ao nosso destino, sempre com o fantasma do regresso a Lisboa por perto, o valor da viagem era o nosso principal inimigo. Quando decidimos juntar todo o dinheiro necessário para prosseguir viagem, eis que surge uma nova dificuldade... nenhum multibanco na cidade de Florença funcionava... faltavam cerca de 30 minutos para fechar o centro de reservas para o ferry, e nós ali, sem saber o que fazer.Foram vários os telefonemas que fizemos para Lisboa, para que alguém nos ajudasse a resolver a situação, mas não houve remédio possível, não tínhamos dinheiro para sair dali e nesta altura já tínhamos outro problema, os bilhetes para o ferry boat já tinham sido emitidos com o nosso nome e nós tínhamos que os pagar... ficámos de voltar na manha seguinte com o dinheiro, e procurámos um sitio para jantar. Depois de jantar e de dar uma volta por Florença fomos dormir numa pensão que foi atacada por volta das 4 da manha por uma grande nuvem de neve carbónica, vulgo pó de extintor, ... o que é que se há-de fazer? No outro dia de manha voltámos a agencia de viagens... sem dinheiro... foi ai que um “anjo milagroso” desceu á terra e num acesso de boa vontade o dono da agencia disse: “levem os bilhetes e pagam quando voltarem” ... nem acreditamos no que ouvimos, tenho a certeza absoluta que em Portugal, numa situação idêntica, ninguém nos faria o mesmo.Arrancámos que nem uns doidos em direcção a Nápoles, tínhamos que lá estar antes das 16 horas para poder embarcar, chegámos a Nápoles e na retina ficam uns cartazes dos VECCHI LIONS, claque do Nápoles, que estavam colados por toda a cidade, tal e qual os cartazes dos partidos políticos. Por fim, lá embarcámos, tínhamos agora 2755 Km´s de barco pela frente, cerca de 5 ou 6 horas de viagem.Desembarcámos na Sicília cerca das 22 horas de Sábado, aquilo é um ambiente completamente diferente da Europa, se quisesse descrever a minha reacção quando lá cheguei, não sei se o conseguia, acho mesmo que só visto.Mais uma noite de stress, cheios de fome, sem dinheiro para comer grande coisa, nem para dormir, pois continuávamos com problemas nos cartões multibanco. Só depois de muito pensar e procurar locais para comer e dormir dentro das nossas possibilidades, conseguimos ir descansar já por volta das 2 horas da manha.Domingo, dia do jogo, a primeira coisa que fizemos foi ir ao hotel onde estavam os jogadores, se alguns de nós tinham a ideia e a esperança que eles nos iriam ajudar a resolver a situação, depressa perderam a esperança, poucos ou “pouco” foi aquele que se preocupou e quis ajudar-nos.Depois de comer qualquer coisa na praia de Mondelo, lá fomos nós para a zona do estádio.È na zona do estádio que se começa a sentir aquele ambiente que nos faz esquecer as adversidades da viagem, depois de muitos Italianos nos chamarem malucos e doidos por termos viajado como viajámos para ver um jogo a feijões, lá entrámos no estádio, escoltados pela policia local.Depois da faixa colocada, muitos italianos vieram falar connosco, a reacção era sempre a mesma... VOCES SÃO LOUCOS... era o que quase todos diziam.Quando os primeiros jogadores do Benfica, subiram ao relvado, para o aquecimento, a empatia entre eles e nós fez parecer que eles nem eram as mesmas pessoas que se tinham recusado, há poucas horas atrás, a ajudar 9 “gajos das claques” que tinham ido passear a Itália.... em relação a isto não quero fazer mais comentários, senão algum jornal ainda vai fazer noticia disto (LOL).Durante todo o jogo o nosso apoio foi constante e o possível no meio de cerca de 14000 Italianos, mais tarde vi o jogo na televisão e pude, orgulhosamente, constatar que nos fizemos ouvir.

Pouco depois do intervalo um grupo de elementos da claque do Palermo, WARRIORS ULTRAS, juntaram-se a nós e durante a segunda parte convivemos com eles, falando das experiências de cada um de nós em cada um dos nossos grupos.Depois do jogo, voltámos ao hotel dos jogadores, onde mais uma vez, alguns deles, ao saírem do autocarro, connosco ali mesmo ao lado, baixaram a cabeça, pura e simplesmente ignorando a nossa presença... mais uma vez “marcaram pontos”!!!Na manha seguinte, apanhámos o barco de regresso a Nápoles, mais 6 horas de mar pela frente, desembarcámos por volta da hora de almoço, e seguimos direitinhos a Roma, a cidade eterna....

...chegados a Roma, percorremos uma via rápida que nos levou até ao Vaticano..., ao percorrer as ruas daquela cidade, é impossível ficar indiferente á quantidade de pinturas e de outros sinais dos tiffossi romanos. Parece-me que não passámos por uma única rua que não tivesse uma bandeira “gialorossa” pendurada numa janela, ou um orgulhoso “ROMA MERDA” a spray “biancoblú” numa parede qualquer.Se há quem diga que ir a Roma e não ver o Papa é pecado, para nós Ultras, ir a Roma e não ver um Derby é um sacrilégio... sacrilégio este minimizado, apenas, com uma visita a umas das diversas lojas que os IRRIDUCIBILI da Lázio, tem na cidade.Depois de um passeio e de algumas fotos lá nos fizemos ao caminho. Direitos a Florença, onde chegámos por volta da meia noite, dirigimo-nos á agencia de viagens, convencidíssimos que já estaria fechada, mas não... o dono esperava e desesperava pelo nosso regresso com a “guita” na mão. Depois da confiança que depositou em nós, também não merecia levar uma bela banhada “á portuga”.Depois de tudo resolvido em relação ao pagamento das viagens, demos uma volta pelo centro histórico de Florença, seguindo entretanto viagem.Próximo destino: Turim. Noite toda a rolar, sempre a andar, km´s e km´s de alcatrão... não sei bem que horas eram, sei que parámos em Génova, junto ao LUIGI FERRARIS, estádio da SAMPDORIA e do GÉNOVA, para a foto da praxe, isto a altas horas da madrugada, voltámos a parar, horas mais tarde numa área de serviço a cerca de 100 km´s de Turim, onde ficámos a dormir umas horas. Acordámos de manha, um pequeno almoço á pressa e lá fomos nós a procura do DELL´ALPI.Depois de mais umas quantas fotos junto ao estádio, seguimos para um pequeno “templo ultra”, propriedade de uns velhos conhecidos, que existe naquela cidade e onde se pode comprar material de quase todos os Grupos Ultra de Itália. Depois de um almoço, cerca das 16 horas de Terça feira, lá nos agarrámos de novo ao volante.Foram cerca de 2000 km´s seguidos de Turim até Portugal, a maior festa é quando em Badajoz, por volta das 13 horas de 4ª feira, se vê a placa que nos indica “CASA”.Depois de entrarmos em Portugal, fomos até ao Redondo, para um belo jantar á alentejana com o pessoal do núcleo dos Diabos daquela terra... grande ambiente, grande almoço, grandes mergulhos na barragem pela tarde fora e grande lanche de despedida... ENFIM ... SÃO OS DIABOS!!!Já próximo do anoitecer seguimos para Lisboa onde chegámos perto das 23 horas...Ficam as memórias... as BOAS e as MÁS.Lá por alguns não merecerem, a camisola vermelha e o símbolo da águia, pode contar sempre com a nossa presença e com o nosso apoio... afinal de contas BENFICA SOMOS NÓS!!!PARABENS AOS 9 MAGNIFICOS